Descrição enviada pela equipe de projeto. Como partido geral o projeto busca a configuração de um vazio central, como extensão adaptável e flexível às funções dos variados usos requeridos pelo programa, isto complementado a um sistema de circulações perimetrais que articulam os diversos serviços programáticos. Dita configuração se contrapõe à antessala de chegada existente, parque de árvores centenárias, casa patronal e capela ao fundo.
É proposta a renovação dos edifícios preexistentes dispostos em forma de L, um antigo armazém e estábulos, que juntamente com a construção de dois novos volumes (cozinha e banheiros), trabalhados em alvenaria, confinado em perfis de metal, que estruturam e contêm a nova praça; preservando a expressão formal original do tempo, uma linguagem neutra e unitária.
Como complemento ao anterior, busca-se, através de elementos pontuais, injetar um novo caráter contemporâneo que dialogue com a arquitetura tradicional existente; elementos unificadores como caixilhos em aço corten e pilares de madeira que funcionam como suporte para estruturas temporárias. Além disso, são realizadas certas ações pontuais que geram leveza aos perfis dos corredores e acentuam a cor mediante tons terracota e vinho.
Compreendemos as peças do projeto, manifestando a origem de cada parte antiga ou nova.
O paisagismo focou principalmente em ênfases pontuais de aplicação; linhas e áreas específicas de vegetação que acompanham percursos e certos locais, mantendo uma imagem um tanto árida que contrasta com a densidade do parque existente.
Paralelamente foram trabalhadas distintas texturas de pavimentos.