Descrição enviada pela equipe de projeto. O governo de Goa propõe a construção de um edifício público multiuso em Valpoi, uma pequena cidade no Ghats Ocidental. Deveria incluir-se uma estação de ônibus, um salão da comunidade e um parque infantil com uma pista de corrida. O edifício deve, ainda, ser livre de manutenção e ter um baixo orçamento, com todas as unidades independentes em suas operações, funções e administração. Valpoi, que encontra-se nos magníficos Ghats Ocidentais, é, em geral, frequentada por um exército de nuvens flutuantes que levam consigo uma armadura de relâmpagos e trovões. O projeto busca capturar esta maravilha da natureza.
A cidade lida com uma precipitação de 500 cm de Junho a Outubro. O projeto se desenvolveu como resposta à demanda e ao clima. A planta, portanto, é compactada e menos porosa, mas aberta em sua atitude, bem ventilada e adequadamente iluminada.
As paredes triangulares de laterita aparente se disfarçam como montanhas na paisagem, criando uma sensação de direção no visitante e em seus olhos, sendo protegido por uma cobertura de metal potente, mas graciosa, que flutua como uma nuvem, e as vezes brinca para se expressar como um golpe de luz. Uma tentativa deliberada de criar uma ilusão de suspensão e leveza é dada através de uma série de expressivas coberturas em balanço e paredes que não se unem.
A parada de ônibus é uma entidade independente que conta com uma ampla entrada e saída, 10 vagas de estacionamento e 9 vagas ociosas. Sua planta é amigável, ampla e aberta, e fornece lojas, áreas de espera, banheiros e áreas de descanso dos condutores. A potente cobertura abarca os ônibus e os passageiros para protege-los do calor ardente e da fúria das chuvas. A casa de segurança e o bloco de banheiros, ainda que separados, misturam-se no tecido do projeto.
O salão comunitário
"A viagem é mais importante que o destino" é precisamente a noção do projeto. Através de um labirinto de passagens de paredes de laterita chega-se ao salão comunitário, que da boas-vindas com sua imensidão e silêncio. A decoração é mínima, a iluminação é contida de forma inteligente, e o espaço é maravilhosamente sublime.
O parque das crianças
Escondido no extremo oeste do lote, o parque infantil é um contraste em sua atitude. As cores chocam contra si mesmas, gerando um caos intencional. A equipe de jogos complementa o caos com um "Jogo das crianças". Uma calçada bem nivelada e pavimentada serpenteia ao redor da área de jogos e o pomar, que surpreendentemente cobre meio quilômetro, qualificando-se, também, como um parque de corrida.
Descrição do produto: Folha de cobertura TATA, Bluescope é o principal material utilizado no projeto. A flexibilidade no uso do material e a bela cor prateada que se assemelha a uma nuvem flutuante e, as vezes brinca para expressar-se como um golpe de luz, sobre as paredes de laterita triangular aparente que se disfarçam de montanhas na paisagem.