Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido surgiu a partir da definição dos planos em concreto aparente presentes na fachada. Na frontal um plano horizontal a meia altura, garantindo entrada de iluminação natural para a sala, sem devassar a privacidade dos usuários para a rua (além de garantir paredes internas para mobiliário). Outro plano de concreto é vertical, segue do pavimento inferior até a cobertura, separando o acesso de pedestres da garagem e suportando a suíte máster, em balanço sobre a escada de entrada.
Outro elemento importante na composição é o “peso” do pavimento superior, todo branco, em contraposição à leveza do pavimento inferior, composto por planos em concreto aparente, paredes recuadas com pintura cinza e amplas aberturas de vidro.
Dentre os materiais mais marcantes do projeto, o concreto aparente se destaca como elemento compositivo. As esquadrias em PVC foram primordiais para vencer os grandes vãos propostos, em esquadrias fora do padrão de mercado. Foi utilizada também uma cerâmica hexagonal (Six – Portobello) em dois tons de azul na fachada frontal e em um plano de parede do subsolo que se projeta para a rua. Este elemento evidencia, por oposição, a sobriedade dos demais revestimentos, sempre em cores neutras.
Por se tratar de uma residência construída para ser vendida, o cliente solicitou bastante flexibilidade no projeto, com a possibilidade de os cômodos serem reversíveis, de acordo com a intenção dos futuros moradores. A casa fica em um condomínio fechado de alto padrão, o programa deveria refletir este dado.
No pavimento inferior, as áreas técnicas e de serviço, depósito, garagem para 4 carros, cisterna.
No primeiro pavimento as áreas sociais, com ampla sala de estar integrada com jantar e cozinha. Neste pavimento também há uma suíte que pode ser convertida em escritório ou home theater. Na sala de jantar é marcante a presença do pé-direito duplo e das aberturas em ambas as laterais, conferindo continuidade visual entre o espaço interno e externo. Destaca-se a escada plissada em concreto aparente com acabamento superior em madeira. Neste nível encontra-se a área de lazer externo, com piscina.
No pavimento superior, quatro amplas suítes, que podem ser convertidas em outros usos de acordo com o interesse dos usuários futuros. As janelas deste pavimento possuem proteção solar através de brises horizontais em alumínio e projeções de laje em concreto aparente sobre as aberturas.
Na suíte máster o cliente solicitou que houvessem dois banheiros para o casal, unidos no espaço da banheira. As janelas dos banheiros das suítes possuem peitoril baixo, mantendo o alinhamento das esquadrias dos quartos, a privacidade do usuário é garantida através da utilização de vidro pontilhado.
Na área externa, a piscina se integra ao paisagismo, com visual direto para a escada de acesso e para a rua do condomínio. A casa possui aberturas opostas em todos os níveis, para garantir a ventilação cruzada em toda residência.
O projeto foi o primeiro do escritório desenvolvido 100% com ferramentas BIM desde a concepção até a compatibilização.