O Concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente – trecho 2, organizado pela CODHAB/DF, teve o resultado divulgado recentemente. Veja a seguir a proposta que recebeu uma das menções honrosas, realizada por Metamoorfose Studio, Eduardo Martorelli e Bianca de Cillo.
O conjunto e a praça
O projeto para o setor habitacional Sol Nascente surge para atender parte da demanda de uma densa comunidade carente de infraestrutura básica e cuja evolução não teve planejamento urbano.
A ideia de dispor edifícios de uso misto nos módulos em formato “L”, compostos por 2 conjuntos e permeados por uma praça comum, definiu o partido do projeto em que se buscou a integração dos espaços e a permeabilidade com o entorno através do conjunto e da praça.
No térreo, foi priorizado o uso comercial voltado para as vias de maior hierarquia e para as praças de convivência enquanto o uso habitacional recuado, com mais privacidade, acontece no interior da quadra. A ligação entre as praças que formam os respiros dos prédios é feita sutil e agradavelmente através de jardins internos e passagens que abrigam ora bicicletários, ora pontos de coleta seletiva de lixo, ora espaços multiuso cobertos. As transições de pisos e aproveitamento consciente dos desníveis naturais do terreno guiam os caminhos de pedestres e delimitam as áreas destinadas às vagas de veículos, todas dispostas nesse mesmo pavimento. A definição dos espaços de permanência e passagem inseridos no contexto local possibilitou que a individualidade de cada conjunto se mantivesse, mas ao mesmo tempo criasse uma linearidade onde os diferentes percursos se encontrassem nas praças.
A inserção dessas praças na malha urbana sugere conexões entre todos os conjuntos e o sistema viário existente criando uma continuidade visual aos usuários.
Nos pavimentos superiores as mesmas praças que unem os conjuntos fazem a função de separá-los visualmente como um respiro natural tornando o ambiente interno de cada unidade mais agradável. As aberturas de todos os conjuntos são voltadas para as mesmas faces, sendo elas NE-SO / SO-NE ou NO-SE / SE-NO, favorecendo a iluminação e ventilação natural em ambos os casos.
Autores
Andre Procopio, Aline D’Avola, Eduardo Martorelli e Bianca de CilloÁrea
11150.0 m2Ano do projeto
2017Fotografias
Cortesia de Metamoorfose Studio + Eduardo Martorelli + Bianca de Cillo
Conheça os projetos vencedores:
1º Lugar no concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente - trecho 2
O Concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente - trecho 2, organizado pela CODHAB/DF, teve o resultado divulgado recentemente. Veja a seguir a proposta que recebeu o primeiro lugar, de Grifo Arquitetura. O conceito para a proposta do Conjunto Habitacional Sol Nascente baseia-se na diversidade urbana.
2º Lugar no concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente - trecho 2
O Concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente - trecho 2, organizado pela CODHAB/DF, teve o resultado divulgado recentemente. Veja a seguir a proposta que recebeu o segundo lugar, desenvolvida pelo escritório l-adu, junto com Cauê Capillé O edital do concurso coordenado pela CODHAB-DF pedia o projeto de 6 quadras em "L" idênticas, cada uma com dois blocos de habitação de no máximo 4 pavimentos, térreo comercial e uma praça entre esses blocos.
3º Lugar no concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente - trecho 2
O Concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente - trecho 2, organizado pela CODHAB/DF, teve o resultado divulgado recentemente. Veja a seguir a proposta que recebeu o terceiro prêmio, desenvolvida pelos arquitetos, recém-formados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ana Luiza Prata Ramos, Daniela Cristina Vianna Getlinger, Daniel Kendi Ishizaka, Felipe Figueiredo Fernandes, Luísa Bernardo Andres e Rafael Chung.