-
Arquitetos: Hashim Sarkis
- Área: 1392 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Bega, Duravit, Fiandre, Vitrocsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em quatro casas unifamiliares na costa de Aamchit no Líbano assim como a reabilitação da paisagem existente e de antigas casas.
O terreno é inclinado em direção ao Mediterrâneo, com ângulo que permite que as casas sejam incorporadas à paisagem de tal maneira que a frente é inteiramente aberta às vistas e brisa do mar enquanto as outras laterais são protegidas pela terra. Cada casa consiste de uma dupla camada de paredes que retém as terras nas laterais.
A parede também é duplicada para criar isolamento e passagem de serviço, além de trazer ar resfriado para a casa. O perímetro em paredes duplo funciona também como estrutura e é utilizada por todos os serviços da casa, deixando o térreo aberto. Um pátio é inserido na parte posterior para garantir a ventilação cruzada e criar um microclima nos dias de extremo calor no verão e de frio no inverno.
Uma torre que abriga os quartos está posicionada na lateral sudeste dos pátios proporcionando sombreamento. Atua como uma chaminé para liberar o calor do pátio e dos quartos. Escada e banheiros estão localizados nas laterias leste e sul proporcionando massa térmica contra o calor do verão enquanto que a esquina noroeste é completamente livre de estruturas, transformando os quartos em varandas quando as janelas estão abertas. A combinação do pátio e torre produzem uma nova tipologia de casa que é utilizada com pequenas variações no terreno a medida que o empreendimento cresce ao redor das áreas comuns e do mar.
Paisagismo
A estratégia geral do projeto paisagístico consiste na criação de uma paisagem denominada de xeriscape, estabelecendo uma transição entre a praia e a montanha. Isso é obtido pela cobertura do solo e espécies arbóreas utilizadas, como samambaias, ervas daninhas, flores e oliveiras. Aliados ao desenho da cobertura do solo, o plano do terreno revive a antiga estrada de eucalipto como uma via de pedestres para as novas casas.
Baseando-se em uma estratégia de corte e preenchimento que preserva toda a ocupação do terreno, as casas são posicionadas de forma que não se bloqueiam, erguendo a parte posterior das casas do terreno. Enfatizando a rede de caminhos, os arbustos são plantados para realçar a experiência de se aproximar do mar.