-
Arquitetos: Strom Architects; Strom Architects
- Área: 235 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Martin Gardner
-
Fabricantes: Bournemouth Glass, Glazing Co, Purbeck Capstone
"A Busca" é uma residência privada em Swanage (Reino Unido); é uma nova construção que substitui um antigo bangalô que estava no local desde 1917.
Os clientes queriam uma casa para a sua aposentadoria, mas por seu grande interesse em design e um amor pela arte abstrata e moderna, era preciso evitar as armadilhas habituais dos projetos de casas de repouso para aposentados.
O terreno é inclinado e muito arborizado, e desfruta de uma bela vista em direção ao sul sobre o Durlston Country Park.
Logo no início, estabelecemos as vantagens de um edifício térreo; ele atenderia às necessidades futuras dos clientes aposentados e de sua filha com deficiência, ofereceria uma solução elegante para o terreno com inclinação acentuada e permitiria um arranjo simples dos espaços. Ao mesmo tempo, isso também ajudou sob o ponto de vista do planejamento do projeto e reduziu seu impacto visual quando visto do outro lado do vale.
O terreno inclinado - com árvores maduras preservadas - muito ditou o posicionamento da casa. O acesso é realizado pela frente da propriedade, a sul, então fizemos uso de uma parede de contenção revestida de mármore Purbeck, disponível localmente, para definir os diferentes níveis da casa e mascarar visualmente a rota de veículos, mantendo uma visão clara dos espaços de estar através do vale.
Os balanços da casa sobre o muro de contenção lidam com as mudanças de níveis e de visuais,além de criar uma área de estacionamento abrigada.O grande balanço foi conseguido através de dois planos de concreto, o piso e o telhado, que agem juntos como uma viga espacial. A estrutura de concreto é então preenchida com madeira simples, deixando a moldura de concreto visível externamente.
Internamente, uma grande área aberta abriga a cozinha, sala de estar e jantar e ocupa o centro do espaço, com um terraço coberto em toda sua extensão e oferecendo uma área ao ar livre abrigada com vistas para sul. A extremidade oriental da casa abriga a acomodação de hóspedes e sala de estudos, e a extremidade ocidental, em balanço, a suíte master.
Uma simples paleta de pisos de mármore Purbeck no interior, uma lareira de concreto e um piso de madeira ecoam os materiais externos - lajes de concreto à prova d'água e revestimento de madeira de lariço não tratada.
A casa exemplifica a nossa crença de que a simplicidade e a honestidade da construção são a base de um bom partido arquitetônico. O conceito inicial e os elementos que guiam o projeto são imediatamente reconhecíveis no edifício, e nós trabalhamos para manter essa clareza de intenção sem acrescentar nada desnecessário no edifício.Pensamos cuidadosamente sobre a forma como construímos os nossos edifícios e trabalhamos em estreita colaboração com os nossos engenheiros para garantir uma arquitetura fundada nos aspectos básicos, como a estrutura, os detalhes, os materiais e a ordem.