-
Arquitetos: JDS
- Área: 6 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Julien Lanoo, JDS Architects
-
Fabricantes: Atlas Schindler, Fiberline, Loft, Rudant & Fils, Veret
Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso por um novo edifício de uso misto em Lille despertou nosso interesse tanto por sua mistura de fluxos, como por seu terreno triangular no coração do novo bairro de Porte de Valenciennes.
O programa exigia um berçário de 70 berços, um albergue com 200 camas e um escritório dedicado a inovações sociais e econômicas, todos reunidos sob um telhado unificado. Ao invés de simplesmente dividir horizontalmente por nível ou verticalmente por massa, nossa solução combina uma organização eficiente com estratégia programática que converte as constrições geométricas do terreno em amenidades sociais e resolve as funções aparentemente contraditórias em um espiral social entrelaçado.
Nos últimos vinte anos, Lille tornou-se um pólo europeu; um destino para negócios e congressos, um ótimo lugar para estudar e viver, e também um destino turístico. É uma cidade com uma história turbulenta de conquista e reconquista, uma herança importante da cidade medieval e que mais tarde desfrutou, e às vezes sofreu, com o título de capital industrial do Norte da França.
A Maison Stéphane HESSEL emerge da ideia de criar um catalisador urbano, projetado para acomodar as três idades da humanidade. Um volume que capta os estágios do crescimento humano.
Ao colocar cada programa em um ponto separado do triângulo, maximizamos a privacidade nas bordas com um gradiente contínuo de sobreposição programática em direção ao espaço do pátio central, unindo o que se torna um claustro calmo de retiro da cidade.
Os cantos do edifício são levantados para convidar a interação do bairro e fornecer espaços para atividades públicas, estendendo a função do edifício além de suas paredes e intencionalmente desfazendo a linha entre público e privado.
Concebida para cumprir rigorosamente com objetivos de eficiência energética, a Maison Stéphane HESSEL é uma intervenção ambientalmente consciente e socialmente responsável que responde a uma ambiciosa proposta com uma solução igualmente ambiciosa: uma estrutura híbrida que facilita a vida de seus usuários, do berçário ao lar de idosos.