
- Área: 252000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Miguel As, Ignasi Riera, André Sanches, João Backheuser, Francis Figueiredo, Porto Novo
-
Fabricantes: Otima, mmcite

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto “Orla Conde” integra o processo de transformação e requalificação urbana da região portuária e da área central da Cidade do Rio de Janeiro, que acontece a partir da Operação Urbana Porto Maravilha.



A demolição do elevado rodoviário da Perimetral se identifica como uma das principais intervenções urbanísticas realizadas no âmbito da Operação Porto Maravilha. Construído nos anos 60, o elevado rasgou tecidos antigos e teve impacto negativo na paisagem da região portuária, rompendo a relação de proximidade da área com a Baía de Guanabara. Sua demolição, agora ao longo de 2014, devolve à cidade do Rio de Janeiro paisagens e recantos esquecidos e muitas vezes até desconhecidos, e devolve à cidade e aos pedestres uma extensa área ao longo da frente da Baia de Guanabara.



Vista nos últimos 50 anos como área degradada, industrial e abandonada, “um não lugar”, os aproximados 250.000 m2 da Orla Conde são agora uma das peças fundamentais para o processo de renovação e revitalização não só da zona portuária da cidade mas também do seu centro. Com o foco no cidadão/pedestre a Orla Conde estabelece uma mudança de paradigma deixando para trás a cidade que priorizava o carro ao pedestre.

O projeto possibilita a convivência pacífica e ordenada de diferentes modos de transporte (VLT, bicicletas, veículos e transportes alternativos), cria áreas de estar e lazer, descortina paisagens para a baía e edifícios históricos. Procura reestabelecer a integração entre a cidade construída e a Baía de Guanabara além de dar suporte as futuras atividades e novos usos que deverão surgir no centro revitalizado e na região do Porto Maravilha.


