- Área: 600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: SAGIPER
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio deste projeto foi a ampliação de uma habitação unifamiliar, com cinco anos de existência. A moradia tinha fraquezas na sua organização espacial, com falta de espaço em algumas áreas e com espaço desperdiçado noutras.
Além disso, a casa não tinha nenhuma relação com área verde, foi necessário um estudo que restaurasse a relação entre o espaço interior e exterior.
A unificação dos dois lotes iniciais, com um total de cerca de 1300 m2, permitiu uma nova configuração do volume, que foi estendido horizontalmente, reforçando a ligação com o ambiente exterior.
A configuração do conjunto é simples e abstrata para reintegrar as duas partes. Por esta razão as fachadas foram parcialmente cobertas com painéis compósitos, criando uma pele que unifica a imagem da peça de arquitetura. O velho e o novo tornam-se num só.
O pátio vertical, que limita o momento de entrada, faz a ligação entre a construção existente e novas construções.
Após este momento de transição, o espaço é aberto, limpo e confortável, sendo capaz de suportar a quantidade de pessoas muitas vezes convidadas para a casa.
A sala é, em ambos os lados, limitada por paredes de vidro, que fornecem uma total luz solar a partir de sul e, ao mesmo tempo, o acesso e vistas para o quintal, com piscina, churrasqueira, parque infantil, área de deck e os jardins.
No primeiro andar foi acrescentado um novo quarto principal, com uma instalação sanitária aberta, que se conecta com o quarto, e com o pátio, em uma atmosfera romântica.
O terraço é um espaço privado que garante momentos de relaxamento, depois de viver nesta casa de vida agitada.