- Área: 498 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: Fabric Porto, Recer, Sanitana, Solar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de Alves da Veiga teve como objetivo reconverter uma velha tipografia construída no século XIX e abandonada há décadas, num conjunto de seis apartamentos, conservando toda a estrutura e conceito espacial da preexistência.
O edifício original, embora aparentando do exterior apenas dois pisos, continha na verdade uma curiosa organização de piso + mezanino que na realidade concretizava quatro pisos habitáveis.
Apesar do avançado estado de degradação, a austeridade industrial que encontramos nas primeiras visitas ao edifício serviu de ponto de partida para a definição da proposta.
Uma organização simples e rigorosa onde os espaços são fortemente iluminados e marcados pela dupla altura dos pés direitos.
O resultado são seis apartamentos duplex de tipologia t0, t1 e t2, onde o branco das paredes e textos contrasta com a frieza do piso de betão no piso térreo e calor do pinho nos pisos superiores.
A caixa de escadas, elemento organizador do conjunto, é pontuada por uma clarabóia que resgata a luz para o interior do edifício.