-
Arquitetos: Wuhan HUST architecture and urban planning design institute ; Wuhan HUST architecture and urban planning design institute
- Ano: 2016
Descrição enviada pela equipe de projeto. Yunxian se encontra na área montanhosa do centro da China, a 32°40′N, 110°37′E, em uma área conhecida por seu clima quente no verão e frio durante o inverno. O projeto do museu adota todo o material disponível de fontes locais, equipes compostas por nativos e técnicas de construção da região.
Alguns dos materiais utilizados são concreto elaborado in loco e sistema de concreto armado.
O projeto utilizou o bambu local de rápido crescimento para criar os moldes para o concreto. Também foram utilizados materiais reaproveitados de casas antigas para criar isolamento na cobertura, o que ajuda a manter a temperatura interna em boas condições nos meses de verão. Sem nenhuma ornamentação na fachada externa tampouco nos interiores, surgem focos de luz natural em claraboias para criar os destaques de iluminação natural para os ovos de dinossauro.
Ao seguir um princípio de projeto passivo, o museu não necessita criar nenhum condicionamento de ar mecânico e nenhuma outra instalação de ventilação artificial.
Além de princípio de projeto, o uso de materiais e equipe local é o quesito econômico. A condição do lugar, incluindo sua topografia e acessibilidade é bastante complicada, o que resulta em uma forma de construir também complicada. Esta estratégia ajuda a garantir um orçamento baixo de construção, com um desenho de alta qualidade.
A morfologia do projeto cria raízes na distribuição espacial dos ovos de dinossauros e uma variação vertical da topografia. O impacto no terreno foi minimizado, com uma simples ponte pedonal que parece flutuar suavemente por cima para então abraçar o local dos ovos, determinando a forma da arquitetura que atua como pano de fundo, honesta à história e respeitoso à escavação arqueológica.
Material antigo - novo sistema construtivo:
- O bambu é um elemento sustentável e de baixo custo. Ainda assim, foi utilizado aqui de forma inovadora, servindo de molde para o acabamento do concreto.
- Os antigos azulejos das casas abandonadas foram reciclados, utilizados na segunda camada da cobertura. Essa envoltória dupla permite a circulação de ar entre elas, minimizando o calor que entra no edifício durante o verão.
- As claraboias atuam como projetores naturais simples para os ovos de dinossauro, o único elemento em exposição em todo o museu, dando uma ambiência de mistério.
O sistema de abertura é transparente ao vento, mas não bloqueia a luz, e resolve os conflitos entre o ambiente visual escuro e o ambiente sensorial.
O projeto recolhe grandes rochas dos riachos do entorno para proteger a fundação da arquitetura. O campo de vegetação natural e as árvores centenárias de 800 anos são a característica principal da paisagem, que faz eco aos princípios de projetos naturais e minimalistas da arquitetura.