A Autoridade de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Mumbai (MMRDA) nomeou os vencedores de um Concurso Internacional para redesenhar o Parque Natural de Maharashtra da cidade e para o projeto de uma ponte de pedestres / ciclistas sobre o Rio Mithi. Veja, a seguir, o projeto que recebeu o segundo lugar, feito pelos brasileiros do ATRIA, em parceria com o escritório tiarstudio.
Dos arquitetos: Nosso projeto para o parque Maharashtra e para a ponte sobre o rio Mithi foi concebido com base em uma abordagem sensível e empática do cenário local. Tudo em torno do terreno contribui na composição de uma magnífica ode que celebra a influência histórica do rio Mithi na cidade de Mumbai. Visando contribuir para a revitalização do rio, nosso projeto equaliza quatro aspectos principais: i) o uso e apropriação do local pelas pessoas, ii) integração e mobilidade, III) planejamento urbano, iv) estratégias ambientais.
As áreas adjacentes ao MNP são caracterizadas por uma grande diversidade de usos urbanos que impactam diretamente no parque e na ponte. O parque será apropriado pela população local como uma transição estratégica esculpida em um tecido intrincado, destacando a ponte como um importante conector urbano e estimulando as demandas existentes de pedestres e ciclistas.
O MNP e sua ponte são uma oportunidade incrível para contribuir com o tecido urbano de Mumbai através do desenho de uma paisagem que promova a saúde do rio e das comunidades adjacentes. A integração harmônica da nova infraestrutura na paisagem existente foi nosso maior desafio. Conseguimos alcança-lo dando atenção especial às características do local e seus usos, concentrando na ponte e na torre de observação as únicas intervenções visíveis, e também tratando a orla do rio como uma wetland onde a purificação da água e o controle de alagamentos são primordiais.
As novas infraestruturas construídas respeitam tanto a margem do rio quanto o parque. Todos os elementos necessários foram escultoricamente integrados em uma composição que cuidadosamente emoldura espaço, lugar, funções e visuais. O espaço abaixo da ponte, normalmente um vazio, abriga o novo Centro Educacional e funciona simultaneamente como portão para o parque e ponto de encontro, minimizando o impacto no admirável parque existente. A estrutura da ponte em si não tem como objetivo ser o objeto focal do projeto. Ao contrário, ela foi projetada para criar uma nova percepção dos arredores, como uma séria de quadros fotográficos que capturam o contexto existente e emergente do local. O uso de madeira laminada colada e cordas de juta (chamadas aqui de “fibras douradas”) marcam a ponte como um projeto verdadeiramente sustentável.
Arquitetura como floresta responde a uma combinação balanceada de sucesso entre a ponte e a paisagem. Como uma floresta, nossa arquitetura também sombreia do sol e protege da chuva. É um lugar de lucidez e opacidade. Concebemos uma ponte que responde à síntese do concurso e ao seu contexto, estabelecendo uma abordagem contemporânea e experiência única aos usuários. A experiência do visitante será acentuada, permitindo a um maior número de pessoas a descoberta do local e facilitando sua compreensão.
Localização
Maharashtra Nature Park, Maharashtra Nature Park Society, Sion Link Road, Opp. Bus Depot, Dharavi, Mumbai, Maharashtra 400017, ÍndiaAutores
Federico Florena (tiarstudio) e Gustavo Costa (ATRIA)Equipe
Federico Florena (tiarstudio), Gustavo Costa (ATRIA), Vincenzo Mancuso (tiarstudio) e Larissa Olivier Sudbrack (ATRIA)Colaboradores ATRIA
Jeferson Carlos da Silva Santos, Julia Fleury Caldas Rosario, Matheus Bastos Tokarnia de Oliveira, Ana Catharina Moreira Marques, Luiz Fellipe Machado Silva, Paulo Silgueiro Cavalcante e Rafaela Gravia PimentaColaboradores tiarstudio
Matteo Randazzo, Andrea Borghi e Antonello de LeoConsultoria em Estruturas
Rui Furtado e Miguel MarataConsultoria em Paisagismo
Mariana SiqueiraCientista Ambiental
Tasneem BalasinorwalaFotografias
Cortesia de ATRIA e tiarstudio