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Arquitetos: C.F. Møller
- Área: 17100 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Adam Mørk , Erik Adamsson
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Fabricantes: Alucobond, Gustafs, Herrljunga, Itaab, Ruukki, Sapa Building System International NV
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo terminal para as conexões permanentes via balsa de Estocolmo para a Finlândia e os Países Bálticos será um marco na paisagem para o novo desenvolvimento urbano Norra Djursgårdsstaden - tanto ambiental como arquitetonicamente.
A primeira experiência do terminal revelou uma realização confiante e imediato detalhamento que demonstra um tipo inovador de tipologia na área, capaz de mesclar espaços fluidos reforçados através de grandes superfícies sem diferenciação.
O terminal lembra o formato de uma embarcação em movimento e em arquitetura - com grandes gruas e armazéns que antigamente caracterizavam os portos. O terminal possui perfil ambiciosamente sustentável, que também é característica de todo o empreendimento. A ideia principal é criar uma conexão natural entre o centro de Estocolmo e a nova zona urbana e em conexão com o terminal, para que a vida urbana flua naturalmente.
Portanto, o terminal é elevado para estar nivelado com a zona urbana, facilitando acesso de pedestres e de veículos. A cobertura do edifício do terminal é projetado com um jardim e conta com alguns nichos de estar, convidando cidadãos e passageiros a descansar nos jardins enquanto desfruta a vista das balsas, o arquipélago e o skyline da cidade.
Deste modo se desfaz a linha divisória entre arquitetura, porto e jardins da cobertura, conectando o terminal ao seu contexto marítimo de maneira direta, em escala, tectônica e materialidade.
A clareza deliberada e consistência das soluções arquitetônicas são evidentes nas treliças aparentes dos terminais, o uso de aberturas panorâmicas, pisos e revestimentos utilizados para as suas fachadas e forros.
O interior do terminal de balsas é banhado de luz, com um grande saguão de embarque e desembarque. Seu teto escultural traz a luz natural durante o dia e proporciona vistas deslumbrantes do céu estrelado à noite.
Energia solar e aquecimento geotérmico estão em conjunto com demais sistemas integrados, tornando-o autossuficiente energeticamente.
Cerca de quatro milhões de pessoas anualmente passarão por Värtaterminalen, viajando da Finlândia e países bálticos.
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