Tranquilidade e movimento
Estivemos trabalhando em um salão de beleza de inspiração artística, em uma das ruas mais movimentadas de Zurique. A primeira reunião nos mostrou que seus ambiciosos clientes deveriam esquecer seus trabalhos e problemas quando adentrassem aquele espaço. É um serviço muito pessoal e muito exigente e o ambiente é grande parte da experiência.
Havia, obviamente, uma enorme diferença no estado anímico da agitada e ruidosa rua com a música relaxada e o som repetitivo das tesouras de alta qualidade no interior. Parece que o tempo passa em diferentes instâncias.
O ritmo do exterior pode ser considerado uma distração mas, ao mesmo tempo, não queremos descuidar do entorno já que estávamos interessados em uma solução muito específica. Desenvolvemos um padrão que é intrínseco ao desenho, sendo muito interessante já que muda sua aparência dependendo da perspectiva do seu observador. É o resultado de uma elaborada série de protótipos feitos com um carpinteiro local e inspirados na arte gráfica contemporânea (como a bela pintura de Emilie Ding) ou em cenários clássicos modernos (como o trabalho de Roman Clemens).
Instalações Espaciais
O delicado interior de madeira foi parcialmente pré-fabricado usando tecnologias de CAAD e de CAM mas também implicou em muitas peças feitas à mão. Conseguimos desenvolver algumas conexões longitudinais refinadas e invisíveis entre peças de madeira MDF de 3 mm. Tudo deveria ser mais fino e preciso possível para não influenciar no efeito perspectivado. Foram necessários muitos testes e a elaboração foi feita dentro de seis dias de trabalho. É mais uma instalação que uma abordagem arquitetônica clássica, mas acreditamos que a precisão e o foco específico do local cria algo muito atemporal aqui.
O cliente passa de 1 a 3 horas no salão, movendo-se lentamente dentro do espaço de padrões - pelo qual se desdobram ricas variações quando muda a direção da vista. O condutor ou pedestre observa como o teto se "transforma" enquanto move-se rapidamente já que o ângulo de visão muda drasticamente.
Dado que este fenômeno da percepção geométrica é a ideia espacial dominante - todos os demais elementos do salão são despojados do seu mínimo funcional. As luzes estão suspensas no teto. Os fios negros não tocam nem o piso e nem a cobertura. Nada sai das paredes já que queríamos algo temporal - como o espaço de uma galeria de arte. Também desenhamos uma série específica de espelhos para o salão que sempre aparecem em pares simétricos. Enquanto existe um espelho na frente - a parte posterior serve como estante para compartimentos e bebidas. A coluna existente na parte posterior do espaço é mais espessa do que deveria ser desde um ponto de vista estrutural, mas centraliza todo o espaço. É um distúrbio de boas-vindas para todas as partes repetitivas e destaca a esbeltez da cobertura de madeira e suas paredes.