-
Arquitetos: Andrade Morettin Arquitetos Associados
- Área: 527 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Concresteel, Tecno System, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pavilhão, localizado num bairro jardim de São Paulo, foi concebido como espaço de estar e reunião para receber amigos e convidados, preservando, assim, a privacidade da casa principal.
Em função deste programa tão peculiar, tivemos a liberdade de pensar o volume da casa como um grande pavilhão horizontal transparente, implantado em meio a um belo jardim, que funciona como complemento e extensão dos espaços internos da casa. Dois decks de madeira fazem a transição entre o exterior e o interior. O primeiro funciona como plataforma de ingresso, logo na entrada do pavilhão. O segundo deck é uma continuação da ala principal da casa, que se estende em direção ao jardim para formar um pátio mais tranquilo e protegido.
A quebra proposta no volume, que se dobra em direção ao interior do jardim, subverte completamente a lógica usual dos pavilhões lineares. O espaço passa a ser percebido num movimento circular, no qual uma ala da casa consegue enxergar a ala oposta, com o jardim no meio, fazendo com que o ambiente externo e o ambiente interno realmente se integrem.
A construção, em aço, madeira e vidro, reforça a leveza do volume, configurando planos muito leves e suspensos do solo. Complementando a casa, foi previsto um subsolo técnico, com uma série de espaços de serviço e apoio, como cozinha, banheiros e depósitos. Com esta solução pudemos liberar mais espaço para o jardim e preservar a leveza e a integridade do pavilhão.