- Ano: 2016
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma zona industrial de Shenzhen, China; o antigo espaço arquitetônico estava caótico e desordenado quando o proprietário o reassumiu, após ter sido fechado como laboratório e armazém industrial. A equipe operacional do projeto esperava transformar o espaço em um complexo que incluiria um restaurante, um café, espaços para atividade musical e zonas de tarot. Além disso, a concepção do projeto e sua construção durariam apenas dois meses.
O custo estimado do projeto é relativamente baixo e ele foi construído com muito pouca dificuldade. Portanto, a otimização de materiais e processos constituiu o foco de todo o projeto. O concreto foi utilizado como o material principal devido ao seu custo, conveniente processo e rapidez de construção. A construção de todos os espaços foi implementada sequencialmente, à medida que o material se apresentasse disponível. Assim, a customização dos arcos de tubos de aço foi um elemento importante, assim como a estrutura de colunas que divide o espaço, também formada por tubos redondos agrupados. A integração desses elementos também foi um grande destaque deste projeto.
O conceito de proteção ambiental foi imperativamente integrado ao projeto a partir da concepção e compreensão do material e processo aplicados; portanto, todos os materiais podem ser reciclados, a poluição no local pôde ser reduzida e a duração da construção atenuada usando este método de instalação personalizada. Além disso, a economia de energia foi totalmente levada em consideração, principalmente em relação ao projeto de iluminação.
Inspiração
Ao embarcar no projeto, a equipe começou com a cor misteriosa que emanava do conceito temático do projeto e buscaram inspiração em edifícios num nível espiritual. A equipe de projeto estudou e visitou muitas obras de arquitetura gótica, e sentiu uma sensação de poder e conexão com Deus nestas estruturas espaciais altas e retas. Estas então foram transplantadas no projeto como uma saudação aos edifícios tradicionais, mas de uma forma contemporânea.
Entretanto, após deliberar a força espiritual do projeto e levando em consideração o fato de que o local seria um espaço de consumo, a equipe de projeto decidiu não concebê-lo inteiramente como um espaço religioso. Pelo contrário, a equipe selecionou muitas obras de arte contemporâneas interessantes para criar um ambiente elegante e relaxante para temperar o espaço, juntamente com uma iluminação multifacetada, dando ao espaço um olhar "yuppie" gracioso e interessante. A atmosfera séria e graciosa do espaço fez do projeto um dos espaços favoritos dos artistas contemporâneos na região onde está situado.
O desenho de tubo circular evoluiu da arquitetura gótica e é reagrupado no espaço, induzindo assim o drama gótico. O clímax de tal drama não é nada mais do que uma nuvem branca flutuante no café. O tempo parece parar no momento em que você se senta debaixo da nuvem e sente o cheiro do café.