- Área: 70 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta deste apartamento, localizado no bairro do Brooklin em São Paulo, é a conexão de todos os ambientes em um espaço unificado e mutável. Todos os espaços exercem suas funções práticas, porém criam um ponto de intersecção que, dependendo da disposição do mobiliário, pode aumentar ou diminuir de acordo com o uso da residência.
Tomando partido da planta livre e pelo fato do proprietário morar sozinho, foi decidido não fazer o quarto fechado. O elemento que delimita o seu espaço são dois armários em estrutura de aço carbono sobre rodízios e fechamentos em madeira e policarbonato, materiais económicos, dispensando a construção de alvenaria convencional.
Sendo estes elementos móveis, a conformação dos ambientes pode ser diversa. Por hora recolhidos, criam uma área de sala e estar maiores e integra o único sanitário da residência ao espaço de uso comum. Quando afastados novamente criam um quarto generoso com sua suíte. Afastados um do outro, unifica sala e quarto em um grande ambiente único.
Todas as outras marcenarias do projeto seguem a mesma tipologia sendo em compensando aparente de madeira certificada e selante natural evitando uso de produtos químicos. Detalhes em laminado melamínico azul foram utilizados em alguns fechamentos com exceção os das prateleiras da cozinha que são em aço carbono e policarbonato fixado sobre um trilho chumbado na laje.
O piso monolítico de cimento queimado reforça a sensação de espaços integrados e conversa com a laje de concreto aparente, também em evidência. A decisão de não utilizar forro de gesso também se deu pela economia dos materiais.
As janelas da sala ficam direcionadas para o oeste e as do quarto e varanda para o sudeste. A iluminação natural do apartamento é intensa e constante até o final da tarde. Para melhor conforto térmico foi instaladas persianas rolô em poliéster reciclado com proteção contra raios UV, assim reduzindo consideravelmente o consumo do ar-condicionado.
As luminárias só se dão necessárias ao final da tarde. O projeto de luminotécnica foi elaborado para ser o mais eficiente possível, evitando o uso excessivo de peças. Todas as lâmpadas são LED de alta qualidade devido a sua durabilidade e baixo consumo.