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Arquitetos: MOATTI-RIVIERE
- Área: 2 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Michel Denancé
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Fabricantes: Ateliers de France, Curot, ENGIE AXIMA, Kabox, Manchin, Ronzat, SAS Devaux, Smac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso projeto é composto por grandes planos instalados dentro da cidade. O desenho arquitetônico representa o universo do design gráfico, dos objetos e dos itens que sempre fizeram parte desta forma de arte e continuam até hoje: o cartaz - a folha de papel - a página - a tela - o outdoor.
Estes grandes planos são feitos de painéis de pedra e compõem as paredes e as coberturas. Estes painéis são delgados, com 12 centímetros de espessura, e por isso se tornam abstratos. Essa espessura é alcançada pela inclusão de um material rígido no núcleo do painel, uma malha de alumínio hexagonal.
Estes planos justapostos ou sobrepostos estão próximos ou distanciados uns dos outros. Entre eles há grandes áreas em vidro, superfícies que podem ser fechadas com cortinas. Desta forma, é possível ver o interior do espaço a partir do exterior.
Pedra e vidro compõem conjuntos simples ou complexos para responder aos diferentes papéis das fachadas que se relacionam com a rua:
- nas esquinas, compõem um agrupamento em série que marca a expressão pública do edifício a partir de sua monumentalidade.
- no lado da ruela da estação, eles são simplesmente justapostos ou projeções.
- no lado do banco, essas peças de pedra são móveis e permitem abrir a sala de exposição para o exterior, promovendo uma continuidade com o pátio e também com a cidade.
- três planos, mais elevados que os outros, oferecem suas superfícies para instalações monumentais em articulações estratégicas: na saída da estação, na entrada da cidade na rue de Verdun e no centro do «SIGNE» de frente para a Place des Arts.
Projeto gráfico minimalista como uma epiderme da arquitetura
A intervenção gráfica em seu minimalismo adere deliberadamente à arquitetura, aparecendo nas paredes como uma marca d'água, marcando sua superfície.
Duas telas de pontos regulares e ortogonais estruturam graficamente os painéis de pedra do Centro.
De cima, uma tela de pontos metálicos na escala monumental do edifício se reduz à altura de uma pessoa, conectando-se a uma tela de pontos menores impressos.
Em sua parte superior, estas telas podem funcionar como um trilho ou uma cimalha para receber imagens em qualquer formato.
Os espaços de paredes livres oferecem suas superfícies aos convidados de eventos especiais, propondo que artistas como tipógrafos, artistas de cartazes, designers gráficos e ilustradores as utilizem.
As superfícies de pedra oferecem múltiplos usos, dando suporte a eventos, sinalização e imagens desenhadas, estáticas ou projetadas. Estes usos "visuais" garantem a capacidade da arquitetura de encarnar e transmitir a essência e o caráter atual do lugar, sua legitimidade e ousadia.
Assim, elas possibilitam renovar e atualizar todos os escritos e movimentos, de obras históricas ao design gráfico contemporâneo.
Descrição do Produto.
Materiais da fachada: As "folhas" de pedra são feitas de um complexo revestimento, de 120 mm, constituído por uma superfície de pedra natural de 5 mm, colada a uma manta hexagonal de alumínio a partir de fibras de vidro impregnadas com resina epóxi. O complexo compreende, na sua face traseira, insertos encaixados na resina permitindo a fixação de reforços feitos de folhas dobradas em Z.
Tipo de pedra: Calcário Moka creme
Dimensões: 120 x 240 cm
Exterior: carpintaria de aço
Interior: paredes estruturais e piso de concreto bruto.