O concurso para requalificação do conjunto arquitetônico composto pelo prédio histórico do jornal Diário de Pernambuco, juntamente com três edificações anexas, teve seu resultado divulgado recentemente. A ação é o primeiro movimento contundente de ocupação do bairro de Santo Antônio, que faz parte do perímetro expandido do parque tecnológico. Confira, a seguir, a proposta que recebeu o 4º lugar, desenvolvida pelo consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio:
Dos arquitetos. A preservação de um patrimônio arquitetônico com a valorização da cidade através da riqueza histórica de seu uso e implantação, assim como na sua relação com ela, traz este desafio da recuperação do edifício histórico do Diário de Pernambuco a se integrar na atual conjuntura social e econômica do país trazida aqui pelo importante processo de modernização e avanço dos recursos tecnológicos, fomentados pelo Porto Digital com suas pesquisas e investimentos na área de tecnologia e serviços.
No diálogo com o edifício histórico, surgem 2 blocos distintos, com o propósito de soltar o edifício do Diário valorizando-o, ao mesmo tempo que cria relações com o entorno e os novos edifícios. É proposto uma torre de salas comerciais fragmentando-se em duas e girando sob um eixo compondo a circulação vertical, criando assim um vazio, fazendo surgir uma praça interna se comunicando com a rua e esta com a Praça da Independência.
Esta solução garante qualidade espacial na transição do espaço público ao privado e cria uma situação a favorecer a ventilação e iluminação natural para todos os edifícios, garantindo visuais privilegias da cidade. Proporciona diversidade e relação em todos os níveis, usos e comunicação.
O prisma puro, estabelece permanência no lugar sem a pretensão de sobressair a riqueza arquitetônica pré-existente, que segue em contínua degradação. Movimento de fachada, beirais combinados com painéis de vidro que garantem os visuais, são elementos de destaque dos novos blocos, tendo como protagonista a fachada eclética do Diário. Pisos elevados garantem flexibilidade dos espaços internos no Edifício Novo, que trabalha com tecnologias tradicionais ao mercado da cidade, buscando economia e racionalidade na construção do edifício.
A implantação do conjunto valoriza o fluxo contínuo dos dois edifícios objetivando assim, fácil comunicação e também a relação do edifício com a rua. Soltar o edifício histórico do diário além de buscar sua valorização como elemento de uma cultura arquitetônica também abre espaço para a criação de uma praça que antes de "confrontar" com a Praça da Independência, agrega valor aos edifícios do entorno e abre a comunicação destes, com todo o complexo urbanístico que configuram o entorno do sítio. Nesta praça, uma peça escultórica surge como um pilar que apoia a sofisticada tecnologia de viga-caixa para a torre e serve de um mural pictórico para artistas.
No edifício histórico, é proposto um memorial com exposições de sua trajetória e uma sala ambientada conforme redação de época que serve de mostruário para mobiliário, equipamentos, layout e documentos de época.
Na fachada interna surge um jardim vertical, não encostando no edifício e cria molduras nas janelas existentes, preservando a estrutura física do edifício e emoldurando estas aberturas.
É recuperado o poço de ventilação e iluminação e criado um mirante na coberta do Diário que se integra ao átrio do edifício criado. Buscando um olhar para a cidade e o uso público.
A proposta para o Diário de Pernambuco, debruça um olhar que trabalha as relações humanas e como os espaços públicos podem valorizar os próprios equipamentos e a vida das pessoas.
Arquitetos
Localização
Praça da Independência - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-300, BrasilAutores
Leonardo Ferreira da Silva, Paulo Henrique Farias, Ranieri Leiros Montezuma e Kilvia da Silva InácioArquiteto Responsável
Leonardo Ferreira da SilvaEquipe
Leonardo Ferreira da Silva (Arq. e Urb./ARKH.projetos) – Arquitetura e Coordenação Paulo Henrique Farias (Arq. e Urb./Mirante Studio) – Arquitetura Ranieri Leiros Montezuma (Arq. e Urb./Mirante Studio) – Arquitetura e Imagens 3DCoord de Projetos e Orçamento
Kilvia da Silva Inácio (Engª Civil/ARKH.projetos)Cálculo Estrutural
Marcello Sanguinetti (Engº Civil/MS Estruturas)Instalações Prediais
Ricardo Casou Maia e Fulvia Ramos (RIMA INSTALAÇÕES)Climatização
Alceu Dias Duro (Engº Civil/PROTÓTIPO TECNOLOGIA)Área
5435.0 m2Ano do projeto
2017Fotografias
Cortesia de Consórcio Arkh.Projetos e Mirante Studio