-
Arquitetos: Grüntuch Ernst Architects
- Área: 27065 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Celia de Coca
-
Fabricantes: Bega, Bobrick, Bocci, Cobiax, Colt, Holcim, Jansen, SILL, Teckentrupp, Warema, Wicona, Zumtobel, iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício no norte de Madri substitui o seu predecessor edifício no centro da cidade. Com o seu programa educativo especial e performances de teatro e concertos à noite, a Escola Alemã de Madri é um importante local para intercâmbio cultural.
Neste grande complexo, as diversas áreas de uso da escola são legíveis como unidades claramente definidas. Os edifícios individuais - o jardim de infância, a escola primária e a escola secundária. Todos os pátios se abrem para a paisagem circundante e para a vista das montanhas cobertas de neve.
Refletindo tanto as exigências do programa arquitetônico como a topografia do local, os edifícios desenvolvem situações espaciais diferenciadas, mas todos os componentes se unem em um conjunto orgânico com forte presença escultórica. As áreas comuns - os pátios do foyer, a cafeteria, uma sala de concertos / auditório com 750 lugares e o pavilhão desportivo - ligam os edifícios escolares individuais.
Todas as crianças se encontram nos pátios antes de se dispersarem em seus prédios escolares. Aqui a força escultural das clarabóias poligonais cria um jogo de luz cativante, proporcionando aos alunos uma sombra valiosa.
Os edifícios escolares desempenham um papel fundamental na transmissão de cultura e sustentabilidade. Um retorno à simplicidade tradicional, ao mesmo tempo que a demonstração da sofisticação da tecnológica inovadora influencia a abordagem do projeto e a construção. A implementação da sabedoria antiga, como o resfriamento natural através de um labirinto térmico subterrâneo, irá garantir a operação sustentável do edifício.
Uma escola é mais do que uma matriz de salas de aula; é o centro do ambiente de vida dos alunos e forma sua compreensão dos mundos construído e natural, bem como sua experiência sociocultural. As composições espaciais e as ligações visuais dentro da escola promovem um sentido de identificação de grupo e intercâmbio intercultural, a fim de continuar a tradição e o sucesso da Escola Alemã.