-
Arquitetos: Dominique Coulon & associés
- Área: 2596 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Bobrick, Colas, Pilkington
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em uma área residencial dos anos 50 nos subúrbios de Paris. O grande recinto desportivo está posicionado na extremidade do local, dando à rua um grau de amplitude e gerando um espaço público que reforça o estatuto do edifício como uma instalação comunitária. O volume do alojamento está de acordo com as casas do bairro. A fragmentação dos programas produz um deslocamento entre os dois volumes, oferecendo vislumbres da parte central do local e abrindo vistas para os jardins.
Esta dispersão de volumes é contrariada por um dossel contínuo que quebra a perspectiva obliquamente, distorcendo e torcendo as linhas de fuga. À medida que se desdobra, um equilíbrio invisível entre os vários pontos de tensão do comprimento do dossel é criado.
O deslocamento dos volumes expande o espaço e estabelece linhas de fuga contraditórias. Esta forma aberta e dinâmica altera a percepção dos limites e afrouxa as relações habituais entre a rua e o local. A arquitetura deixa de ser uma fronteira entre espaços públicos e privados - o edifício permite vislumbres do que geralmente é escondido.
Uma galeria completamente transparente oferece vistas desde a rua do contorno dos vestiários. Os contrastes produzidos pelas superfícies mates, brilhantes e transparentes acentuam a impressão de uma abstração do espaço.
O grande salão tem iluminação natural na parte superior dos quatro lados, com vidro opalescente difundindo uma luz uniformemente suave. O teto parece estar em estado de levitação, e a estrutura é absorvida até o ponto de desaparecimento pela dupla espessura do vidro. A parte inferior do salão compreende tiras verticais espaçadas. As cavidades abrigam os serviços técnicos e o tratamento acústico de cor preta. Essas lacunas reforçam a impressão de profundidade e dão espessura ao conjunto.
O concreto cinzento, o vidro e as superfícies brilhantes e mate são variados nos diferentes espaços, criando uma atmosfera atemporal.