-
Arquitetos: Atelier Deshaus
- Área: 12 m²
-
Fotografias:Fangfang Tian, Yichun Liu
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Chá está localizada em um pequeno jardim de 110 m² em meio às sombras de grandes espécies de paulownia. Antes disso, este pequeno espaço não poderia ser chamado de jardim pois era uma área residual entre duas escadarias levam aos escritórios vizinhos. Portanto, como fazer a Casa de Chá ocupar este espaço em um nível mínimo para conformar um jardim se torna o ponto chave do processo de projeto.
Decidimos posicionar a edificação na esquina noroeste junto às paulownias e a parede posterior. Aliado à volumetria em forma de 'L', a localização da Casa de Chá desfrutaria de um pátio relativamente grande que atua como um ambiente externo complementar.
Para conectar o edifício ao jardim sem o perturbar, adicionamos três elementos horizontais em balanço e em diferentes alturas: o mais baixo, a 45 cm do chão atua como um banco que percorre o edifício tanto dentro como fora; o segundo, à 1,80 m de altura estende o espaço interno para o pátio e marca a escala humana da circulação; a cobertura é o último elemento. Ela cobre uma área de 40 m² sendo que apenas 19 m² é área construída; redefine o espaço externo, permitindo que o espaço verde do jardim permeie os espaços internos e vice-versa.
Para manter esta sensação de uma Casa de Chá pequena e leve, escolhemos usar tubo de aço de 60mm de seção transversal quadrada em todo o edifício. Enquanto satisfaz as necessidades estruturais, este elemento também poderia ter uma chance de participar na composição formal. É o elemento estrutural e adapta-se à escala do mobiliário, estabelecendo assim uma estreita relação com o corpo humano.
A cobertura é feita com painéis metálicos de 8 mm. Considerando o sistema de iluminação e isolamento térmico, fazemos a cobertura suspensa esconder a viga estrutural, colocando o sistema de ar condicionado sob o piso.
Originalmente publicado em 11 Dezembro, 2017