-
Arquitetos: Josep Ferrando Architecture
- Área: 225 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no centro histórico de Sant Cugat del Vallès, uma casa entre empenas é convertida num projeto da cidade e de uma maneira de viver.
Uma peça que encaixa suas complexas condições urbanas: os entornos do Monastério, o Patrimônio Cultural, a fachada principal e a cobertura a ser preservada. O desnível topográfico faz com que o terreno fique entre duas ruas situadas em cotas diferentes.
Dentro da casa entre empenas existente é inserida uma casa de bloco de concreto. As empenas desta incrementam sua espessura para servir de filtro e de espaço servidor, gerando num lado o espaço de armazenagem e no outro a "promenade".
Estas espessuras constróem fachadas interiores no sentido longitudinal que aumentam a sensação espacial no sentido transversal da habitação.
No interior da casa de concreto, os planos de madeira foram adaptados à topografia e às aberturas das fachadas existentes.
São geradas visuais cruzadas que inundam de luz todos os níveis até a parte enterrada, através do vazio das cotas superiores.
O programa da residência é fragmentado evitando a continuidade do plano horizontal que Adolf Loos nomeou "Raumplan".
A sequência de casas dentro de uma casa vai desde materiais mais urbanos a materiais mais domésticos, construindo um espaço vazio entre eles que deixa circular a luz e as vistas por todos os espaços. O vazio interior é convertido na praça ou espaço público da casa. Esse espaço onde todos os olhares se cruzam e as relações se constróem através do mobiliário que se volta a ele.
Originalmente publicado em Março 24, 2017.