Descrição enviada pela equipe de projeto. Robusto, terroso, mas sutilmente sofisticado, este projeto se encontra no ponto de encontro entre o povoado de Rankweil com o Vale do Rio Reno.
O edifício possui linhas claras, feito de concreto armado e madeira aparente, é um lugar para os animais, mas também para os seres humanos. Um apartamento para o veterinário se encontra sob a mesma cobertura que o escritório veterinário, que inclui uma farmácia, salas de tratamento, laboratório e estábulos, dispostos de maneira funcional para uma boa coexistência entre o público e o privado.
Para dispor o programa em apenas um pavimento com uma superfície de 27 x 19 m e gerar uma unidade, foi aplicado o princípio de pavilhão. Uma base, um piso de concreto armado e quatro placas de concreto sólido - paredes giradas umas para as outras em uma composição excitante que conforma a estrutura de suporte do edifício. A fachada parcialmente recuada é feita de elementos pré-fabricados em madeira de abeto. A superfície contínua é interrompida ritmicamente por grandes aberturas. Uma passagem protegida e um espaço similar a um celeiro separam a área de trabalho da ala de alojamento. Esta forma limpa e direta continua para os interiores.
Os clientes e seus cavalos entram pela fachada norte. A grande porta de correr aberta, que forma parte da fachada, revela o centro do escritório veterinário: a sala de exames. Todas as outras salas estão agrupadas em torno deste ponto central. Diretamente atrás desta está a sala de operações e de anestesia. A área de farmácia, laboratório e oficina, que também é acessível do exterior, se encontram na ala leste deste edifício. Todos os solos, móveis embutidos e demais revestimentos são em abeto prateado. O efeito suave e aconchegante desta madeira contrasta com o concreto duro e frio. As três salas ao ar livre estão na orientação oeste, em direção aos prados e campos. A altura da cobertura é de quase 4 metros e mantém os animais seguros.
O apartamento está voltado para o sudoeste, longe da estrada de acesso. As grandes portas de correr de vidro que vão do piso ao teto oferecem uma bela vista da paisagem natural do entorno. Os revestimentos do piso e paredes, feitos também de abeto prateado, criam um ambiente quente e seguro. Os elementos de vidro e placas de concreto da parede se colocam logo atrás do limite da cobertura, criando uma varanda coberta e um limite claro entre interior e exterior. Apesar disto, a sala de estar está mobiliada com grandes vazios entre os objetos, além do fato de estar relativamente pequena quando comparada ao pé-direito. Além disso, traz o jardim pra casa e também estende o espaço interno ao ar livre.