- Área: 450 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Adolfo López
-
Fabricantes: Cosentino, Arkoslight, Atika, Finsa, Ilumisa, Krion, Noken, Pierinelli, Porcelanosa Grupo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com certo prestígio na área, o Hospital Veterinário Constitución é especializado em animais de companhia, aves e roedores, aberto 24 horas por dia e, além disso, é um centro de aprendizagem para estudantes de veterinária, além de um centro de referência para outros colegas da área.
Partiu-se de uma nova localização, de 405 m2, para um espaço onde reine a ordem, a harmonia, o acolhimento, a limpeza, a funcionalidade e a transparência. Isso permitiu desenvolver um projeto de forma livre e flexível que gerou, inclusive, o projeto de uma nova identidade corporativa.
"Queríamos criar referências para os animais domésticos no projeto. Depois de tantos anos desenhando situações humanas, nos pareceu muito interessante a ideia de projetar pensando no bem estar de nossos mascotes.".
Silhuetas de animais de 2 e 3 dimensões acompanham os parâmetros do espaço, fornecendo movimento e sensação de liberdade ao paciente e facilitando a interação entre animais e donos.
A fachada, projetada como uma segunda pele, é composta por mais de 500 tiras metálicas com uma composição estudada de cor que serve como suporte para a sinalização.
O interior do centro organiza-se por meio de um prisma central a partir do qual projetou-se toda a planta. Revestido com um porcelanato que imita madeira, e com uma grande demonstração de atenção ao acolhimento, esse elemento fornece tal qualidade e, de forma intuitiva, acompanha o visitante ao restante das áreas. Contém a recepção, os banheiros e o cabeleireiro. Sua circulação perimetral encaminha às salas de espera, aos consultórios, à sala de conferências e à loja especializada.
As salas de espera abraçam a recepção com um mobiliário realizado sob medida que, por sua vez, serve de local de armazenamento e contém assentos de polipropileno transparente que iluminam e conferem transparência ao espaço.
Uma persiana de madeira separa uma das salas de cachorros da sala dos gatos. Projetado com um espaço acolhedor e confortável, contém uma estante elevada para a colocação das gaiolas.
Os consultórios fazem parte de uma parede contínua de vidro interrompida por pilares metálicos. Para filtrar a transparência do vidro, cria-se um fio condutor por meio de linhas de repetição que desenham a silhueta de uma paisagem externa, o habitat de nossos mascotes.
"Queríamos fornecer luz natural a todos os consultórios e, para isso, planejamos uma abertura de vidro nas partes superior e lateral de todos eles.".
Através dos consultórios acessa-se o laboratório, projetado com o mesmo esquema de circulação, com uma grande ilha central equipada para tratamento pré e pós-operatório, desde onde é possível acessar a sala de raio X, a sala de cirurgia, as salas de hospitalização, desinfeção, além da sala 24 horas.
As salas de hospitalização de gatos, cachorros infeccioso e cachorros foram equipadas com banheiras e gaiolas sob medida. Através de vãos de vidro acústico, o contato visual dos hospitalizados é contínuo desde o laboratório.
Algumas das coisas que o cliente solicitou em sua encomenda do projeto era luminosidade, ar e liberdade para operar. Por isso, repensou-se a posição da sala de cirurgias, implantando-a mais próxima da fachada, permitindo a passagem de luz através do vidro opaco alheio às observações indiscretas.
A sala de conferências tem um caráter diferenciado. Planos seriados de madeira acompanham a cobertura, onde se intercalam as luminárias embutidas de luz quente e mobiliário de trabalho.