-
Arquitetos: Wittfoht Architekten
- Área: 14 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Brigida González
-
Fabricantes: Aprotec, Hussl, Kvadrat, Mafi, Nimbus Group, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de ganhar o concurso de projeto de arquitetura internacional, o escritório arquitekten, sediado em Stuttgart, foi contratado para construir a extensão da sede da Organização Mundial do Comércio, em Genebra. O novo edifício administrativo, integrado ao terreno, é caracterizado por sua sensação de abertura e transparência.
Conceito de Planejamento Urbano
O terreno está situado em uma localização incomum, que mescla as características dos arredores tanto urbanas quanto da área do lago. O parque de madeira à beira do lago que incorpora o grupo existente de edifícios da OMC é um fator determinante no projeto.O novo edifício complementa e completa o cenário urbano global e seu conjunto de edifícios existentes. Ele responde às condições estreitas da parte sul do terreno, ao mesmo tempo que integra as restrições necessárias e funcionais existentes. Mantém uma distância respeitosa dos edifícios antigos e cria uma área externa de alta qualidade entre as duas estruturas. Uma imagem global equilibrada e bem proporcionada se apresenta, enriquecida pelo diálogo entre o antigo e o novo.
Conceito Arquitetônico
As dimensões da extensão são limitadas ao antigo estacionamento, o que significou que as árvores existentes do terreno poderiam permanecer no local e que nenhuma outra área seria restringida para construção. Os visitantes são conduzidos do portão principal ao edifício antigo, a partir de uma passarela de pedestres espaçosa, e então encaminhados diretamente para o lobby principal da extensão. A partir daqui, todas as áreas do novo edifício podem ser acessadas. O novo edifício é essencialmente dividido em duas seções - a estrutura de base no nível térreo e a estrutura de vidro suspensa acima. Graças a esta divisão, as dimensões reais parecem menores e são incorporadas na área do parque de forma lúdica. A aparência do edifício é definida por sua abertura e transparência.
O térreo abriga várias instalações de restaurantes. O telhado da estrutura do térreo foi concebido como um deck acessível de madeira, possibilitando que os visitantes o utilizem como um mirante. Um terraço na frente expande o restaurante em direção ao lago. O volume flutuante e cristalino acima abriga as áreas de administração e escritórios. A alocação de áreas dentro do edifício cria espaços para reuniões informais e conversas. Os andares de escritório possibilitam organizações altamente flexíveis. Muitas arranjos são possíveis - desde escritórios individuais clássicos até áreas combinadas e espaços de trabalho em planta livre. A fachada apresenta um design modular, ajudando a gerar a flexibilidade necessária do edifício. As paredes divisórias podem ser posicionadas livremente dentro do espaço.Todas as estações de trabalho têm uma grande incidência de luz natural e agradáveis vistas para o exterior. O núcleo do edifício e instalações de infraestrutura estão localizados no centro do edifício, fazendo com que a orientação dos visitantes seja mais fácil. Lances adicionais de escadas em espiral ajudam a promover a comunicação interna entre os andares.
Descrição do Produto. Graças à estrutura de vidro - projetada como uma fachada dupla, que também permite a ventilação natural - as dimensões reais do edifício parecem menores e são incorporadas à área do parque de forma lúdica.
A ideia era alcançar os mais altos níveis de transparência e abertura através de um projeto de construção clara e flexível, que cria uma aparência moderna e atemporal.