-
Arquitetos: Dietrich | Untertrifaller Architekten; Dietrich | Untertrifaller Architekten
- Área: 10640 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Bruno Klomfar
-
Fabricantes: Havatherm, Produkt Flachshaus, Unitop
Descrição enviada pela equipe de projeto. Omicron está ampliando seu centro de desenvolvimento em Vorarlberg, Áustria. Isto implica na construção de um novo edifício que provê espaço para aproximadamente 200 lugares de trabalho no escritório e instalações adicionais. Os conceitos realizados no edifício Omicron existente continuam: os escritórios adaptáveis estão situados ao redor de três pátios abertos. Estes chamados "hotspots"conectam as diferentes secções do edifício. Seu desenho tem como objetivo estimular a comunicação e o pensamento criativo. O planejamento e realização dos hotspots teve lugar na estreita colaboração com Martin Rauch e Anna Heringer (argila), Border Architects (tetos leves) e Eichinger Offices (madeira). O teto verde compensa a perda de espaço verde como consequência da construção do novo edifício.
A cultura do lugar de trabalho da Omicron enaltece as hierarquias planas, assim como uma comunicação aberta e transparente. Isto se reflete na arquitetura. Os pátios contam com um projeto aberto e são facilmente acessíveis por empregados e visitantes. Salas de reunião, espaços de armazenamento e outras instalações estão no térreo. Os pavimentos superiores abrigam unidades de escritório. Seu tamanho pode ser facilmente adaptado para acomodar as necessidades das diferentes equipes. O contraste entre as tarefas estruturadas que exigem uma alta concentração e as tarefas de pensamento criativo que requerem um entorno sem limites artificiais aparecem na arquitetura.
Os lugares de trabalho de alta qualidade estão equipados com tetos de refrigeração e a maioria das unidades de escritório possuem acesso direto ao exterior. A iluminação está desenhada para colaborar com o conforto dos funcionários. Foram utilizados painéis de vidro especiais, que facilitam o fluxo da luz natural. A iluminação artificial emula a luz do dia e muda ao longo do dia.
O edifício é energeticamente otimizado. Extensões futuras são possíveis conectando o edifício já existente com o construído recentemente. Esta etapa seguinte criaria outros 150 lugares de trabalho.