Descrição enviada pela equipe de projeto. O que pode ser feito com um edifício de escritórios vazio com 18.000 m2 situado na periferia da cidade e que foi considerado inadequado para a reurbanização dos últimos 11 anos? Este é o grande desafio que enfrenta B.Amsterdam em Johan Huizingalaan, Amsterdã. Desde o início, o escritório de arquitetura responsável pelo projeto esteve muito envolvido na transformação deste edifício estático, em forma de cubo, em um lugar animado para startups, freelancers e empresários criativos. As intervenções estratégicas foram utilizadas para fortalecer a qualidade, a experiência e a identidade do edifício.
B.Amsterdam é o nome conceito de espaço de trabalho no antigo edifício da sede do IMB em Rieker Bussiness Park, no distrito Nieuw-West de Amsterdã. Comumente, este é o lugar onde estão os edifícios de escritórios monofuncionais com uma ausência crônica de espaços de entretenimento. É exatamente aqui que o edifício de cinco pavimentos, o B.Amsterdam, é repensado como uma cidade dinâmica e animada. Como qualquer cidade, existem diferentes funções que crescem e se desenvolvem organicamente. As pessoas podem ir a B.Amsterdam para trabalhar, praticar esportes, jantar e, mais recentemente, desfrutar do almoço ou do jantar no restaurante do terraço.
NEXT, o escritório de arquitetura encarregado, participou no desenvolvimento da visão do edifício como cidade, com um reconhecível atrativo industrial e a reutilização de materiais. Uma intervenção importante é a nova localização da entrada, que agora está centrada na experiência e qualidade do espaço para a vivência e o encontro. Do mesmo modo, a elevação da escada contra-incêndio exterior, com a parte superior característica alaranjada, faz com que o edifício seja altamente reconhecível desde a rodovia.
O destaque final do edifício é, sem dúvida, o recentemente inaugurado restaurante Bureau. Ele está localizado no terraço do edifício, no antigo espaço de instalação de IBM. Bureau está rodeado por uma cobertura verde com um rico jardim de vegetais, proporcionando diariamente ao restaurante produtos frescos como verduras e temperos. Para a transformação da cobertura, NEXT utilizou elementos existentes para preservar o caráter cru e dinâmico do lugar. Entre estes elementos destacam-se as grandes portas de correr industriais para criar a continuidade entre os espaços interiores e exteriores, o uso de contêineres de transporte e as notáveis banheiras que servem como floreiras. O resultado é um projeto de transformação exitoso onde a inovação e a criatividade são o centro da atenção.