-
Arquitetos: LEGORRETA ; LEGORRETA
- Área: 13 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hunter Kerhart
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após desenvolver com Steinberg o Centro Residencial “Schwab” em 1997, o novo edifício de Residências da Escola de Graduação em Negócios “Highland Hall” é acrescentado ao complexo Universitário de Stanford em 2016.
O conjunto de quase 14,000 m² conta com o máximo de 4 pavimentos e oferece 200 leitos juntamente com áreas de serviço e espaços para diferentes atividades públicas.
Localizado na Rua Serra, que além de cruzar o campus serve como um corredor acadêmico, o Highland Hall é contíguo ao Centro Residencial Schwab e conectado através de uma alameda ao norte do novo edifício, integrando o conjunto à paisagem urbana local.
Dois elementos chave deste projeto são os pátios que estão alinhados obre o eixo leste-oeste com aqueles do Schwab e a passagem de pedestres ao norte e ao sul, que servirá para vincular os dois edifícios residenciais com o Knight Management Center formando assim um conjunto acadêmico e residencial da Escola de Graduação em Administração de Empresas.
O novo edifício está dividido em três secções, oeste, norte e sul, onde está uma variedade de áreas multiusos, áreas de estar públicas, cozinhas e áreas com mesas tanto no interior como no exterior para uso da comunidade escolar.
A torre de acesso a Highland Hall, considerada como um elemento icônico conta com uma altura de 12.5 m e está localizada em uma praça de acesso na parte posterior do complexo, acentuando assim a relação com o edifício residencial. Após esta área, está o Lounge de Entrada que além de atuar como espaço chave para a convivência e a recepção ao novo edifício, serve como conexão ao pátio principal aos diferentes níveis do complexo.
Neste pátio principal está uma escada escultórica sob uma fonte e um tapete de cerâmica esmaltada desenhadas pelo artista Adán Paredes.
Da mesma forma foram incluídas intervenções artísticas nos Pátio Contemplativo e no Pátio de Eventos com a participação de outras duas artistas mexicanas: Pilar Climent e Frida Escobedo, com obras incorporadas à arquitetura que proporcionam caráter ao novo edifício.