CURSO LIVRE ARQUITETURA PAULISTANA – MÓDULO 8
Especial 50 obras visitadas
O curso livre Arquitetura Paulistana, organizado pelo arquiteto Marco Artigas e promovido pela Escola da Cidade, chega ao oitavo módulo e alcançará o expressivo número de 50 obras visitadas.
Para celebrar essa conquista do curso, preparamos um encerramento especial, que será divulgado ao longo do semestre.
Da mesma forma que os módulos anteriores, as vivências em obras de arquitetura contemporânea na cidade de São Paulo acontecem sempre na companhia dos autores dos projetos.
Entendemos que a proximidade com os autores é complementar ao ensino oferecido nas faculdades de arquitetura e uma introdução mais aprofundada para o público geral.
Por essas razões o curso livre Arquitetura Paulistana tem como objetivo preparar o estudante de arquitetura para cobrar melhoras no ensino, ampliar o conhecimento da vida prática do arquiteto, tão distante do currículo estabelecido nas universidades brasileiras e debater sobre a produção arquitetônica contemporânea na cidade. Para o público geral, o objetivo é fortalecê-lo de conteúdo para que o diálogo com os arquitetos e também os administradores públicos que cuidam das nossas cidades seja mais coerente e crítico.
Frequência
As vivências se estendem ao longo do semestre, quinzenalmente e sempre aos sábados de manhã.
Histórico
Obras visitadas: Pinacoteca (Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli), O2 Filmes (Cristina Xavier), Museu do Futebol (Mauro Munhoz), Residência no Butantã (Eduardo de Almeida), Casa Helio Olga (Marcos Acayaba e Helio Olga), Conjunto Habitacional Heliopolis (Biselli Katchborian), Heliópolis (Ruy Ohtake), IMS (Andrade Morettin Arquitetos), Biblioteca Mario de Andrade (Piratininga Arquitetos), Studio SC (Studio MK27), entre outros.
Na internet
Desde o terceiro módulo, algumas aulas do curso são gravadas e disponibilizadas no site da Escola da Cidade, no canal do youtube do curso (Arquitetura Paulistana) e compartilhadas na página do ArchDaily Brasil. O público geral pode acompanhar o andamento também pela página oficial do curso no facebook, com transmissões ao vivo das aulas e também pelo instagram.
Datas
De 08 de abril a 01 de julho
Total 7 sábados: apresentação do curso + 5 visitas + especial 50 obras visitadas
Obras
A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.
O deslocamento até a obra fica a cargo do aluno e pode-se se dizer que ele já faz parte da visita. A percepção do percurso constrói a relação da obra com a cidade e com os usuários que vivem ou trabalham no local. É uma maneira sensível de perceber o conceito da obra vivenciada.
Convidados
Base Urbana – Reurbanização do Sapé
José Rollemberg e Lara Souza – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Instituto Brincante – Bernardes Arquitetura
Sala São Paulo – Dupré Arquitetos
Obra a escolher
Encerramento – Especial 50 obras visitadas
OBS. As visitas serão confirmadas conforme disponibilidade dos convidados e poderão sofrer alterações conforme o desenrolar do curso.
Material de aula
Todos os inscritos receberão um pequeno caderno a cada visita. O caderno será enviado por e-mail antes e entregue fisicamente para todos na obra, para fazer anotações, desenhos, etc.
Custo do curso
- Público externo: R$ 360,00
- Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 290,00
Certificado
Será entregue ao final do curso o certificado de participação para cada estudante.
Inscrição
A inscrição é feita pelo site da Escola da Cidade: www.escoladacidade.edu.br
Para mais informações, curta a página do curso no facebook, www.facebook.com/arquiteturapaulistana , nos acompanhe no instagram: @arquiteturapaulistana ou siga nosso canal no youtube, “Arquitetura Paulistana”.
Marco Artigas
Marco Artigas é formado pela Escola da Cidade(2006) e pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona-2009). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados (2010-14) com projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona-2007-09) e participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador/BA-2006), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente da disciplina de Projeto na Escola da Cidade (2011-12). Organizou o centenário do seu avô, Vilanova Artigas (2015). Atualmente ministra o curso livre Arquitetura Paulistana, é vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e trabalha no seu próprio escritório, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.
Título
Arquitetura Paulistana - M8 | Especial 50 obras visitadasTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
08 de Abril de 2017 10:00 AMAté
01 de Julho de 2017 10:00 AMOnde
são pauloEndereço