- Área: 370 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:atelier XYZ
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Fabricantes: Ash Wood, Brass, Plasterboard
“Os Mortos têm apenas a existência que os vivos imaginam para eles” (SCHMITT, 1999, p. 15).
Terá sido a este estado de consciência a que terá chegado o Padre Luciano Lagoa para se inquietar com o estado das capelas mortuárias paroquiais de S. Martinho de Bougado.
Pediu-me a reabilitação de duas capelas na cripta da Igreja e informou-me de que não dispunham dinheiro para a obra. A carência é de uma permanência dos nossos dias, não é, ainda assim, uma questão irresolúvel.
Trata-se de uma intervenção superficial ao nível dos revestimentos e acabamentos interiores.
As capelas localizam-se em duas salas marginais, semienterradas, sem espaço exterior de recepção condigno, sem identificação e nem identidade. A importância da caracterização do espaço interior das capelas mortuárias permaneceu negligenciada, face à importância dos rituais que acolhem até hoje.
O atual espaço das capelas mortuárias é sombrio - são caves quase ausentes de iluminação natural (vale a pena pensar na luz). Retenho uma atmosfera taciturna, caracterizada pela coexistência inconciliável de revestimentos rudes e carregados, pontuados por instalações mecânicas, sobre o branco polar de paredes e tetos: carpintarias de portas, rodapés e sancas em madeira escura e de veio inexpressivo em confronto com portas de alumínio de cor castanha; lambrim de azulejo verde-seco; soleiras e mosaicos de terracota; granito rosa e reboco areado.
Não sendo possível alterar todos os revestimentos, por evidências orçamentais, propõe-se pontuais cirurgias plásticas para mitigar o problema. A intervenção procura suavizar os contrastes e reforçar a coerência formal e superficial das pré-existências:
- Mantém-se o pavimento e o mobiliário existente;
- Estucam-se paredes e tetos e tingem-se de um cinza quente;
- Oculta-se o lambrim de azulejo, com outro em madeira esmaltada;
- Esmaltam-se todas as carpintarias de um branco com gama de cinza;
- Corrige-se a geometria dos altares que se pretendem revestidos em tábuas de Pinho;
- Desenhamos o ambão, o pé do círio e as cadeiras pastorais, com base em duas cadeiras presidências do espólio paroquial;
- Reconfiguramos o altar como um bloco maciço de mármore Estremoz (sem ser);
- Nas salas introduz-se uma sanca de iluminação perimetral que reconstitui a ordem geométrica;
- Introduzem-se grandes manchas de tapete no centro de cada espaço;
- Reconverte-se o espaço de serviço de snack e bebidas.
- Identificam-se as salas e assinalamos as entradas com luz e mobiliário auxiliar.