-
Arquitetos: Aguirre Arquitetura, Studio Porto Arquitetura; AGUIRRE ARQUITETURA, Studio Porto Arquitetura
- Área: 500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Herman Miller, Alberflex, Alberflex Chapa metálica, Cortes e Cores, DivDesign, Herman Miller , Interface, Interpam, Móveis Lima, Workstations, cadeiras giratórias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para esse projeto corporativo que funciona uma empresa de agência de viagens idealizamos um design criativo e único que está em sintonia com a sua identidade visual e missão. Nosso objetivo foi de valorizar e unir as premissas bases da arquitetura: estética e função. A inspiração foram as fachadas feitas com chapas perfuradas e o estilo é o contemporâneo.
O conceito é transmitir ao público do que se trata a empresa através da sua linguagem arquitetônica tornando um marco para a cidade.
Por se tratar de uma reforma a concepção foi de um projeto que resolvesse as dificuldades encontradas na construção existente como a forte incidência de sol nas fachadas leste, norte e oeste, do ruído da avenida, da falta de segurança, do alto consumo de energia elétrica e ar condicionado.
Criamos um “esqueleto metálico” a 20 cm da fachada existente para a fixação das chapas metálicas perfuradas que são eficientes às nossas soluções arquitetônicas, resistentes, por serem cortadas com precisão e em larga escala em questão de horas, o que diminui o tempo de execução.
O diferencial é a fachada perfurada em círculos que descrevem uma imagem digitalizada de um mapa mundi que pode ser vista de uma distância.
Com a segunda pele metálica criamos uma barreira aos raios solares e ruídos externos o que resultou internamente, em um conforto térmico, acústico e, principalmente na economia de energia elétrica e do consumo do ar condicionado.
A iluminação segue a arquitetura e decoração clean e minimalista. Nos ambientes internos priorizamos uma iluminação eficiente, com uniformidade, adequada para cada função desempenhada. Com a fachada proposta conseguimos durante o dia uma iluminação interna natural agradável e a noite a luz passa apenas pelas perfurações criando um efeito de cubo iluminado o que destaca o mapa mundi digitalizado.
O projeto de interiores foi concebido para se ter espaços integrados, abertos, amplos, bem decorados, acessíveis e confortáveis que contribuem para o aumento da produtividade e sinergia entre os colaboradores. O conceito foi atemporal com atmosfera clean. Exploramos o estilo contemporâneo. Usamos materiais como madeira, carpete, divisórias piso - teto com vidro incolor e revestidas em madeira.
Nesse projeto os materiais predominantes foram as chapas metálicas que foram usadas para envolver as fachadas existentes e internamente, a madeira e o carpete que foram usados para decorar e oferecer conforto acústico e aconchego.
Vale a pena falar que durante o dia a projeção da malha metálica nas paredes internas cria um efeito tridimensional.