- Área: 3200 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de moradia estudantil 'Golden Cube' situa-se no setor 'A4 Est' de Le Trapèze. Este lote em particular atua como um ponto de ligação entre o Boulogne e o desenvolvimento de uma nova construção. Aqui há uma forte importância em torno da unificação da densidade urbana, da diversidade e do prazer, sublinhada pela incorporação da ecologia e da biodiversidade, para integrar a natureza no coração do ambiente urbano.
Alguns dos princípios fundamentais que orientaram a programação e a construção da A4 Est foram a coerência e a harmonia dos edifícios, a limitação do vis-à-vis, a construção em altura intermédia para manter uma escala humana e uma mistura de limites exteriores e interiores, oferecendo varandas e espaço exterior.
Os princípios orientadores dessas residências estudantis foram a padronização, a auto-regulação e a maximização do espaço interno. Este projeto, com os seus 156 quartos num edifício de 8 andares ocupando praticamente todo o terreno, não é exceção a esta regra. No entanto, há um segredo, pois os coordenadores do projeto estavam ansiosos para reintroduzir alguma biodiversidade na ilha.
Cada apartamento tem uma área ao ar livre. Um recesso de 1,5 metros permitiu-nos incluir varandas ao longo de quase toda a fachada. O contorno do edifício é desfocado pelo uso de filtros, efeitos de água e operações nas chapas perfuradas de aço. Também foram incluídas casas de pássaros, os habitantes não podem interferir nelas e não necessitam de manutenção.
Fomos confrontados com um cenário denso e a demanda do cliente para a relação custo-benefício. Apesar de um contexto compacto, oferecer qualidade de uso era um imperativo. Afinal, os alunos são seres humanos e não um produto. O processo de concepção, portanto, girou em torno desta problemática: é possível propor um ambiente de vida diferente, onde a vida é o tema principal?