O escritório Pei Partnership Architects, em colaboração com o Guangzhou HSArchitects, foi selecionado como vencedor de um concurso de projeto internacional para o Centro Cultural Nanhai, no distrito Nanhai de Foshan, na China. O projeto vencedor procura criar uma "nova praça cívica" conectando uma variedade de elementos do programa cultural através de um equilíbrio de estrutura e vazio.
Para ser localizado em um terreno de 400 metros de comprimento, e 150 metros de largura de frente para o Parque do Lago Qiandeng, o complexo de 130.000 metros quadrados irá conter uma biblioteca, artes e espaços de exposição de ciências, instalações desportivas e salas de performances, facilidades. Atrelados a estradas, metrôs e terminais de trânsito pesado, o desafio do projeto era ir além do projeto de construção arquitetônica na organização do tecido urbano mais amplo.
Isto é conseguido através da criação de um equilíbrio entre estrutura e vazio dentro do complexo cultural, uma filosofia que é inerente ao conceito chinês de espaço e cultivo da cultura
"O conceito de espaço na língua chinesa descreve que o vazio aberto não é menos importante do que o ser físico. Da mesma forma, a caligrafia chinesa enfatiza um vazio equilibrado entre traço e vazio, às vezes até mesmo um vazio deliberado que complementa o curso para melhorar sua existência", explicam os arquitetos.
"O espaço que permite às pessoas reunirem-se e trocarem ideias livremente é o elemento-chave da formação da cultura. Mais importante ainda, deve ser um espaço de montagem aberta sem programas predefinidos. "
"Com base na percepção da formação cultural e no diálogo com o tecido urbano do entorno, concluímos que o espaço central do Centro Cultural Nanhai deve ser um" vazio "que ofereça um gesto de boas-vindas ao público em todos os momentos: aberto 24 horas por dia, ainda que protegido como uma "Nova Praça Cívica". Assim, a área central mais essencial do centro cultural é dedicada ao público e será uma resposta arquitetônica sincera para a comunidade ".
A "Nova Praça Cívica" será pervasiva em todo o complexo, organizada em torno de uma tipologia de unidade "descentralizada" inspirada na arquitetura vernacular que permita que o vento do Sudeste passe por cada unidade e ofereça áreas sombreadas para proteger os visitantes do sol forte.
"Capturando a montanha, o rio e as nuvens da região de Guangzhou Lingnan, juntamente com a impressão de habitação tradicional local, tentamos elevar a graça poética no projeto de Nanhai através da implementação da metafísica em vez da forma física", explicam os arquitetos.
"O património histórico é cuidadosamente interpretado e preservado no Centro Cultural New Nanhai para as gerações vindouras."
Notícia via Pei Partnership.
Arquitetos
Localização
Qiandeng Lake, Denghu W Rd, BaoLi ShuiCheng, Nanhai Qu, Foshan Shi, Guangdong Sheng, ChinaEquipe Pei Partnership Architects LLP
Chien Chung Pei, sócio responsável; Cheng-hsun Wu, Diretor responsável; Chulhan Jung, diretor de projeto; Keonwoo Kim, arquiteto; Chloe Pu, estagiárioEquipe Guangzhou HSArchitects
Qunning Xu, diretor de projeto; Guangde Shi, gerente de projeto; Xin Liu, arquiteto; Zhiheng Liu, arquiteto; Rongjun Lee, arquitetoCliente
Escritório de Construção Urbana e Conservação da Água do Distrito de Nanhai, Foshan City, Guangzhou, ChinaÁrea
130.000 m²Fotografias
Cortesia de Pei Partnership Architects