- Área: 32 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Fábio Knoll, Daniel Ducci
-
Fabricantes: Lao Engenharia, Tigre, Votorantim
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Residencial Alexandre Mackenzie se insere nas ações de urbanização da Favela Nova Jaguaré em São Paulo com o objetivo de realizar parte do reassentamento das famílias moradoras das áreas de risco.
Implantado em um terreno com aproximadamente 20.670m² o conjunto é composto de 427 unidades habitacionais distribuídas em dois conjuntos com 295 apartamentos e em 12 lotes com 132 casas sobrepostas.
Os edifícios estão dispostos de maneira alternada visando dinamizar o conjunto, conformando espaços livres de geometrias, dimensões e usos diversificados.
A implantação do conjunto explora as relações entre o espaço público e privado ao propor vias, vielas e áreas de uso coletivo que se integram as ruas do entorno, viabilizando novas conexões com o tecido existente.
Nos espaços de uso coletivo interno aos conjuntos foram criadas áreas de lazer e recreação destinadas a utilização dos mais diversos grupos e faixas etárias.
O conjunto é composto por duas soluções de arquitetura, prédios e casas sobrepostas, que tem como elemento principal da sua organização a disposição das áreas comuns diretamente relacionadas com as estruturas de circulação conformando espaços de continuidade à moradia. Os dormitórios e o sanitário estão agrupados e localizados na parte posterior do volume conferindo maior privacidade aos moradores.
Nos prédios, resgatamos a possibilidade de utilização da cobertura como espaço destinado as atividades cotidianas, e juntamente com o conjunto de espaços comuns, tem o objetivo de favorecer a socialização entre os moradores.