-
Arquitetos: DLR Group , Michael Green Architecture
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Rothoblaas, Forms + Surfaces, HASSLACHER NORICA TIMBER, Kawneer, RMP RollFab, SPF, StructureCraft
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando Hines abordou a MGA com este empolgante projeto que vislumbrava o T3 como um modelo diferenciado de edifício de novos escritórios, configurou-se uma oportunidade de oferecer uma interpretação moderna do caráter robusto de edifícios históricos de madeira, tijolo, pedra e aço com os benefícios adicionais de instalações, desempenho ambiental e capacidade técnica de ponta.
O projeto é um investimento tanto no passado quanto no futuro de Mineápolis e na rica história do Warehouse District. O objetivo do projeto do T3 foi construir com o caráter do passado, mas sob uma perspectiva moderna. À medida que as empresas buscam novos modelos competitivos para atrair pessoal, a meta para o T3 era proporcionar um ambiente aconchegante e convidativo que atraísse e retivesse empregadores e funcionários.
T3, que significa Timber, Technology, Transit [Madeira, Tecnologia, Trânsito], oferece 20.810 m² de escritórios e espaços comerciais. Mais de 3.600 metros cúbicos de colunas, vigas e lajes expostas de madeira, relembram as construções pesadas de madeira de predecessores do edifício. A abordagem tecnológica moderna do T3 utiliza componentes de madeira transformada (principalmente madeira laminada colada e laminada pregada) para o telhado, pisos, colunas, vigas e mobiliário. Uma quantidade significativa da madeira utilizada para fabricar a madeira laminada pregada vem de árvores mortas pelo besouro do pinheiro de montanha.Estes materiais modernos trazem o aconchego e a beleza da madeira ao espaço interior, e promovem um ambiente saudável para seus ocupantes.
Como resultado da sua estrutura de madeira, o T3 foi erguido a uma velocidade superior em relação aos edifícios convencionais de aço ou de concreto. Em menos de 10 semanas, cerca de 16.722 metros quadrados de estrutura de madeira foram erguidos, com uma média de 2.787 metros quadrados de área instalada por semana. Também é mais leve se comparada com as estruturas de aço ou concreto,reduzindo a profundidade e a extensão da escavação e fundações. Além disso, o carbono incorporado no sistema estrutural de madeira do edifício é mais baixo do que aquele encontrado na maioria dos edifícios convencionais do centro de Mineápolis e de sua porção norte.
O sucesso estético do edifício também pode ser atribuído à construção de madeira. Candice Nichol, associada da MGA e líder do projeto T3, diz que "a textura da madeira exposta é muito bonita. As pequenas imperfeições na madeira e a ligeira variação em sua cor só adicionam aconchego e caráter ao novo espaço". O extensivo envidraçamento exterior em todos os níveis, bem como vistas para o espaço de trabalho no nível térreo com móveis de madeira, cabines, e uma escada característica, permitem que o público vivencie o edifício.
O uso da madeira é celebrado em todo o edifício. "Toda a estrutura de madeira do T3 foi intencionalmente deixada exposta e a iluminação interna é direcionada ao teto", diz Nichol. À noite, "a madeira iluminada brilhará através das aberturas externas".
O T3 é atualmente a maior construção de madeira concluída nos Estados Unidos. Com os códigos de construção em mudança em toda a América do Norte, os edifícios altos de madeira se tornarão mais comuns. Pioneiro neste tipo de edifício, o T3 abriu novos caminhos e é talvez um protótipo para futuros edifícios comerciais de madeira.
Descrição do Produto. Os conjuntos de madeira laminada pregada têm sido usados há mais de um século, particularmente em armazéns onde eram necessários pisos sólidos e resistentes. Eles são reconhecidos novamente agora como uma alternativa viável à laje de concreto e aço em edifícios comerciais, institucionais e residenciais, nos quais é muitas vezes exposta para criar uma estética única.