Descrição enviada pela equipe de projeto. Dezoito escritórios de arquitetura participaram no concurso internacional para a nova sede da 50Hertz Netzquartier em Berlim. A fase final anunciou dois finalistas, LOVE architecture and urbanism e os dinamarqueses de Henning Larsen Architects, com o projeto de LOVE anunciado como vencedor. Os outros competidores incluiam NO.MAD Arquitectos (Madri), Sauerbruch Hutton (Berlim), Hadi Teherani Architects (Hamburgo), Kleihues + Kleihues (Berlim), Müller Reimann (Berlim).
O terreno é digno de ser mencionado devido à sua localização estratégica no centro de Berlim. Está ao lado do Museu de Arte Contemporânea e a zona cultural "Hamburger Bahnhof". O lote também está bastante próximo da principal estação de trens, do parlamento e do distrito do governo.
A construção externa, estruturalmente sólida, consiste de colunas compostas de concreto branco (dia-grid), o que permite que os espaços internos sejam livres de apoios junto à fachada, proporcionando utilização flexível do espaço interno. A estrutura cria uma rede de diagonais uniformemente dispostas que simboliza de forma abstrata o propósito da empresa, uma operadora de rede, enquanto também faz referência visual à área ferroviária, com pontes e viadutos metálicos do entorno da estação de Hamburgo e Lehrter.
As estruturas individuais foram removidas da estrutura diagonal uniforme. O único requisito prévio para isso era que um espaço livre e facilmente manejável com um balanço de aproximadamente 8,3 metros que não poderia ser excedido. Esta abordagem lúdica resultou em um exterior de composição geométrica complexa, com estrutura feita de elementos que trabalham a compressão e tensão. Os núcleos de cor laranja abrigam elevadores, escadarias, shafts, salas de manutenção e banheiros, atraindo o olhar desde o exterior para as profundezas do edifício. Dois dos três núcleos estão ligeiramente inclinados. Dado que o Centro de Controle de Reservas também faz parte da nova sede da empresa, um conceito de segurança particularmente sofisticado guiou as etapas de planejamento e implementação.
O projeto cria salas que acomodam o desejo da companhia de adaptar sua cultura corporativa em direção a uma rotina mais aberta, flexível e orientada para o trabalho em equipe. A integração dos espaços de trabalho ao ar livre na profundidade da estrutura do edifício suporta diversos conceitos de utilização, cada um deles oferecendo diferente fluxo de trabalho, qualidade de espaço e de ambiente. Cada desenho apresenta uma mescla de áreas de concentração, áreas de comunicação informal e áreas ajardinadas, que compõem os espaços de trabalho ao ar livre. Durante as etapas de planejamento, cada departamento foi capaz de adaptar seu entorno de trabalho às suas necessidades específicas. Não existem pavimentos iguais no edifício, muitas áreas de trabalho diferente foram criadas, cada uma com sua característica especial.
Durante a noite, os segmentos individuais da estrutura externa estão iluminados, criando linhas dinâmicas que evocam as curvas sinuosas. Isto transforma a estrutura da rede em uma estrutura linear durante a noite, alterando a aparência do edifício. O conjunto foi o primeiro a receber o prêmio "DGNB Diamant” do mundo.