- Área: 1500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Philippe Blanc
-
Fabricantes: Brimat, CHC, Concret Doctor, DUOMO, Duomo, Ingelam
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da Escola de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Chile está situado no canto sul do campus de Lo Contador, ao lado da grande casa patrimonial. É o resultado de um concurso público.
O edifício consiste em um volume de dois níveis de madeira laminada sobre uma base de concreto. A estrutura de colunas e vigas de madeira é disposta em um sistema modulado, o que facilita as etapas de pré-montagem, instalação e posterior transporte das peças. A escolha pela madeira na construção do edifício consiste em evitar cortes e fazer um uso eficiente que aproveita as dimensões estabelecidas. A estrutura de madeira permanece exposta para tornar visível o funcionamento do edifício e a distribuição das cargas ao longo do desenvolvimento vertical e horizontal do edifício. O volume completo de madeira suspenso sobre o solo possui um vão de 21 metros entre seus apoios e deixa seu lado oeste em balanço, constituindo um novo saguão de acesso ao campus.
Este volume foi construído para conter os escritórios para os professores, este programa funcional foi deixado no interior principal, liberando assim o primeiro nível e a cobertura para programas que movimentam a vida universitária no edifício: um pátio coberto ao nível do solo e um auditório no terraço superior que também é um mirante para as copas das árvores circundantes do entorno.
Esta construção é estruturada em madeira, o que ajuda a atingir a meta de sustentabilidade desde o início do projeto, uma vez que é um recurso renovável e um material com uma pegada de carbono muito baixa. Foi montada com uma técnica de trabalho a seco que diminuiu o tempo de construção juntamente do impacto provocado na vizinhança circundante. Os recursos passivos utilizados neste edifício, como a ventilação cruzada natural, visavam reduzir o ar condicionado mecanizado e tornar esta construção energeticamente eficiente.
Embora seu programa seja principalmente para uso privado, é um prédio com forte vocação pública, abre sua frente à cidade e transforma sua atividade acadêmica interna para a rua, gerando uma nova relação de permeabilidade sem precedentes do campus com o entorno e sua comunidade.