- Área: 18550 m²
-
Fotografias:José Manuel Cutillas
-
Fabricantes: BACOR, ECOIBÉRICA, EIGO, GARBAYO AYENSA, LEVITEC, ODESTA, PAVIMENTOS JOHN, PRECÓN
Descrição enviada pela equipe de projeto. JATA é uma companhia com mais de 50 anos de experiência na fabricação e comercialização de aparatos domésticos. Com uma sede original já obsoleta, optou-se pela construção de novas instalações de maior dimensão que abarcam os requisitos atuais da empresa e do mercado. Estes requerimentos eram, principalmente, uma grande superfície logística e espaços destinados às atividades de manipulação, recuperação, linhas de produção, laboratório, além de uma área propriamente administrativa.
Com esta distribuição de programa e sob pautas de funcionamento muito estudadas pela empresa ao longo de toda sua trajetória, o projeto nasce em dois volumes de linhas puras materializados através da construção industrializada a base de elementos pré-fabricados de concreto -como referência à empresa e sua produção em série - o que possibilitou a redução no tempo de execução da obra. O volume de maior tamanho abriga o programa de logística e o de menor tamanho, o restante.
A área destinada à logística possui 14.6 metros de altura máxima, 100 metros de largura e 120 metros de comprimento. É um edifício com uma fachada fechada com painéis de concreto colocados horizontalmente, estrutura pré-fabricada de vigas de concreto de grandes aberturas para criar um espaço interior mais diáfano possível, iluminado naturalmente graças às claraboias; o volume de escritórios, de menor tamanho e maior complexidade de programa, é definido por uma fachada com elementos pré-fabricados de concreto verticais de piso a teto, com uma orientação sul-sudoeste que permite, por um lado, aproveitar a luz durante todo o dia sem que ela se torne um incômodo, criando uma iluminação natural uniforme em todo o edifício e, por outro, dotar o edifício das melhores vistas possíveis à paisagem aberta e ao monte Moncayo. A luz está presente em todas as partes e se busca uma transparência em todos os espaços gerando assim, conexões entre as diferentes áreas de trabalho com uma maior eficiência e melhora das condições laborais na empresa.
Apesar do programa tão estrito, procurou-se criar um projeto com um valor arquitetônico relacionado com a empresa, uma estética que responde ao caráter inovador, porém tradicional, de uma indústria relacionada com o desenho como é a JATA Eletrodomésticos.
Este valor do edifício, baseado na repetição, na austeridade e na funcionalidade gera uma peça rigorosa que é necessário ser rompida para marcar o acesso ao interior. Por esta razão, a entrada do edifício de escritórios rompe uma esquina de paralelepípedo criando um átrio de pé-direito duplo e forma fractal, contrastando com o rigor formal da peça.