O livro “O visível e o invisível na arquitetura brasileira” constitui uma abordagem nova na análise da Arquitetura Moderna Brasileira por meio de 16 obras projetadas por diferentes arquitetos em distintas regiões do Brasil, entre as décadas de 1930 e 1960, que são tombadas ou estão em processo de tombamento.
Escrito pelo historiador da arquitetura e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-SP), José Tavares Correia de Lira, com ensaios fotográficos produzidos por Leonardo Finotti e organizado pelo pesquisador Reinaldo Botelho, o livro associa as obras à acontecimentos da sociedade, da cultura e da arquitetura, mostrando suas projeções simbólicas, políticas e disciplinares, a fim de representa-las no tempo e na memória, por escrito e visualmente.
Destaca-se no ensaio de Lira, a parceria regular entre fotógrafos e arquitetos, que retratam os projetos e seus detalhes, tornando as obras eternas ao olhar e permitindo uma análise de seu estado de conservação ao longo dos anos.
No livro, essa parceria acontece entre o historiador da arquitetura Lira e o fotógrafo Finotti, que revisita as 16 obras, trazendo um novo olhar sobre os horizontes de sentido apresentados no texto e que conferem duração a estes edifícios.
“O esforço de síntese empreendido nestas obras, entre arte e técnica, edifício e paisagem, recursos nativos e ofertas adventícias, foi talvez dos últimos que se pretenderam algum acordo entre produção arquitetônica e representações nacionais”, afirma José Lira.
“O visível e o invisível na arquitetura brasileira” será lançado no dia 24 de abril, das 19h às 22h, no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP), pela Editora DBA.
O livro engloba as seguintes edificações:
- Edifício Esther, São Paulo, 1934-1936 | Álvaro Vital Brasil e Adhemar Marinho
- Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, 1935-37 | Supervisão de Le Corbusier _ projeto: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos e paisagismo de Roberto Burle Marx
- Pavilhão de Verificação de Óbitos da Faculdade de Medicina do Recife (atual sede do IAB-PE), Recife, 1937 | Luiz Nunes
- Conjunto da Pampulha, Belo Horizonte, 1940-1943 | Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx
- Edifício Caramurú, Salvador, 1946 | Paulo Antunes Ribeiro
- Instituto de Arquitetos do Brasil [IAB-SP], São Paulo, 1947 | Rino Levi, Roberto Cerqueira César, Abelardo de Souza, Hélio Duarte, Zenon Lotufo, Jacob, Ruchti, Miguel Forte e Galiano Ciampaglia
- Edifícios Nova Cintra, Bristol e Caledônia, Rio de Janeiro, 1948 | Lucio Costa
- Residência Walter Salles (atual sede do Instituto Moreira Salles), Rio de Janeiro, 1948-1951 | Olavo Redig de Campos e paisagismo de Roberto Burle Marx
- Residência Vilanova Artigas, São Paulo, 1949 | João Batista Vilanova Artigas
- Casa de Vidro, São Paulo, 1950 | Lina Bo Bardi
- Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, 1953 | Affonso Eduardo Reidy e paisagismo de Roberto Burle Marx
- Conjunto Nacional, São Paulo, 1954 | David Libeskind
- Vila Serra do Navio, Macapá, 1955 | Oswaldo Arthur Bratke
- Museu de Arte de São Paulo [MASP], 1957-1966 | Lina Bo Bardi
- Palácio do Itamaraty, Brasília, 1959-60 | Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx
- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo [FAU-USP], São Paulo, 1961 | João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi
FICHA TÉCNICA
ISBN
9788572345354Título
O visível e o invisível na arquitetura brasileiraAutor
José LiraEditor
Alexandre Dórea RibeiroAno da Publicação
2017Encadernação
Capa duraIdioma
Português e inglês
Organização: Reinaldo Botelho
Editor: Alexandre Dorea Ribeiro
Ensaio + texto: José Lira
Fotografias: Leonardo Finotti
Capa e projeto gráfico: Luciana Fachinni
Designer assistente: Nathalia Navarro
Produção editorial: Marione Tomazoni
Produção executiva: Carmem Carvalho
Produção gráfica: Edgar Kendi
Pesquisa de imagens: Reinaldo Botelho + Marione Tomazoni
Revisão e preparação de textos: Thais Rimkus