-
Arquitetos: Colle-Croce, Mariana Kusenier
- Ano: 2016
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada na praia Chihuahua, Uruguai, sobre a duna que constitui a primeira linha de edificação frente ao mar.
Um sistema estrutural de colunas, vigas e lajes de concreto armado localizam o "piano nobile" a dez metros sobre o nível do mar.
Desta forma, além de alcançar as melhores vistas do oceano, garante um equilíbrio contínuo e dinâmico da duna. Esta situação permite a interação do vento com os bancos de areia.
No suporte formado pela estrutura e base de serviço, dois volumes compactos são montados e articulados por uma série de expansões que funcionam como chegadas da duna. A envolvente é resolvida em Steel Frame revestido em tábuas de lapacho no exterior e pinheiro pintado de branco no interior.
A casa principal que constitui o grande volume, tem uma grande sala de estar / sala de jantar / cozinha que se expandem para uma varanda em balanço com vista para o oceano, de onde você pode alcançar amplas vistas para Punta Ballena e o pôr do sol sobre Piriápolis, e outra área voltada para o norte, protegida dos ventos; Este pátio funciona como uma cozinha ao ar livre. Dois dormitórios e banheiros completam o programa.
O segundo volume, de dimensões menores, é o pavilhão de hóspedes, com uma sala, terraço, dois quartos e banheiros.
Esta divisão programática permite o uso independente das unidades.
A expressão material do conjunto está em consonância direta com algumas construções vernáculas que confirmam a pertinência do sistema escolhido em relação aos requisitos do local.