- Área: 207 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alessandro Guimarães
-
Fabricantes: Anni Verdi, Antiquário, By Kamy, Calhas Plaza, Casamatriz, Casamatriz, Cibrafi, Collector, Forro, Galeria Sancovsky, Grademaxx, Ladrilar, Lustres Yamamura, Marmoraria Butantã, Montart, NeoBox, Ovo, PORTA, Padrão Móveis, Pau Pau, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de um terreno em declive e longo, as arquitetas da CR2 Arquitetura, Cecilia Reichstul e Clara Reynaldo, projetaram duas casas geminadas de 207m² cada, localizadas no Alto de Pinheiros, em São Paulo. Geminada dos dois lados, o projeto visou maximizar a luz natural através de grandes panos de vidro e claraboias na cobertura, ventilação cruzada e integração das áreas internas e externa para receber a família da arquiteta Cecilia Reichstul, sócia da CR2.
Cada casa ficou com três pavimentos. A entrada se dá por uma passarela suspensa que interliga a garagem, no nível da rua, e a sala de estar, por cima de um pequeno pátio interno, criado no subsolo.
Na sala há acesso para os cômodos por duas escadas de concreto sobrepostas na mesma lateral. A que leva ao andar superior, onde estão a suíte do casal, outros dois quartos e um banheiro, tem degraus vazados deixando passar a iluminação pela casa.
No piso inferior está a sala de jantar integrada à cozinha. De um lado está o pátio interno separando a cozinha da área de serviço e do lavabo e, do outro, está o jardim que leva a uma varanda com churrasqueira nos fundos. Para fechar os ambientes, foram instalados paineis de vidro que se abrem completamente.
No andar superior, as venezianas tipo camarão permitiram a abertura total do vão nos quartos, que ocupam as fachadas da frente e dos fundos. Além disso, aletas de madeira permitem uma entrada parcial de luz e privacidade, quando desejado.
Nos banheiros e no hall superior, foram instaladas claraboias para melhorar a ventilação e a iluminação.