-
Arquitetos: Bijl Architecture
- Área: 285 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Katherine Lu
-
Fabricantes: Academy Tiles, Arq, Austral Terracade, Axolight, Brightgreen, Cangini & Tucci, Colorbond, Eco Outdoor, Escea, Eurolife, European Oak, Fantini, Genneral Stairs, Halliday+Baillie, James Hardie Australia, KODA, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na borda de um parque nacional, a Residência Burrawong sofreu uma transformação que estabelece vínculos convincentes entre a casa e seus arborizados arredores, oferecendo oportunidades de serenidade e retiro.
O escritório Bijl Architecture foi contratado pelos proprietários para elaborar, desde a concepção do projeto, ajudando com a identificação de um lote ideal que contemplasse, tanto a tranquilidade, quanto a comodidade suburbana.
Por meio de uma cuidadosa manipulação, alteração e aumento dos tijolos originais dos anos 70 da casa, o projeto interage com seus arredores de arbustos em um jogo de luz e sombra. A forma simples da casa demandou respostas formais específicas, com as novas adições projetadas para encaixar na forma do edifício existente.
Elementos chave do projeto, tais como as grandes janelas, aberturas zenitais, coberturas inclinadas e fluxos espaciais internos e externos, foram aproveitados para competir com o sombreamento da folhagem e fazer frente ao zoneamento de incêndios florestais. Utilizado este foco do projeto, unificou-se o equilíbrio dos espaços nas casas.
Uma série de cuidadosas inserções - sobre a casa cria-se um estúdio de música para apoiar uma magnífica piscina projetada no monte - foram traduzidas em uma multiplicidade de espaços suaves ou de transição para o escape e o relaxamento. O resultado é uma residência que se inclina para o monte, que aproveita ao máximo sua forma original e modesta oferecendo uma casa familiar flexível centrada na beleza pacífica.
Descrição do produto. Como a propriedade encontra-se no nível mais alto da área de zoneamento de incêndios, é necessário considerar qualquer material novo externo, não só pela estética e forma da casa, mas também pela capacidade de suportar condições padrão de possíveis incêndios. Também considerou-se qualquer adição à casa existente como uma mistura do tijolo altamente texturizado e colorido, junto aos densos arbustos do entorno. Pensando nessas diversas condicionantes, decidiu-se conservar a linha original da casa existente, implantando um anexo "saliente" na fachada da rua. Esta adição foi revestida com painéis Terracade, fabricados por Austral Bricks - os painéis terracota cumprem com os requisitos dos arbustos e permitem uma espessura de parede eficiente.
Os painéis permitem, ainda, que o novo anexo faça uma referência contemporânea às unidades de tijolo na residência existente, ao mesmo tempo que contribuem com uma estética retilínea lisa. No geral, a forma do volume e sua superfície limpa, como grelha, complementa o tecido da construção existente, ao mesmo tempo que se declara como o novo elemento frente à rua.