- Área: 170 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:César Béjar
-
Fabricantes: Aceros Ocotlan, Cementos Moctezuma, El Fluxometro, MOOMA Mosaicos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Zapopan, com um orientação leste-oeste, sobre um terreno de 170 m² e com 240 m² de área construída, o projeto conta com um programa atípico, mas comum em zonas de bairro no México: uso comercial no térreo e residencial no pavimento superior.
Neste caso, o térreo será destinado a uma adega, razão pela qual foi considerado um pé-direito de 4 metros de altura, nivelada especialmente para o desnível da área de carga e descarga. Assim, a residência está num ponto mais alto que as casas vizinhas, ganhando uma boa quantidade de luz e ventilação natural. Além de transformar a cobertura num mirante do qual é possível observar os marcos da cidade como a Catedral de Guadalajara e o estádio Jalisco.
A fachada foi feita de tijolos de barro vermelho por suas qualidades térmicas para isolar a residência, gerando um ótimo microclima. Além disso, as qualidades formais do tijolo geram uma retícula ordenada que cobre o volume e descansa sobre a viga de aço - elemento que divide horizontalmente o conjunto.
Programa:
Sala, copa/cozinha, pátio de serviços, lavanderia, três dormitórios, três banheiros, terraço.