Local
O projeto encontra-se em no campo em Geroskipou. Ao norte localiza-se o único vizinho, outra residência mais alta que o projeto. A leste há um caminho público, com uma fileira de coníferas maduras formando o limite. O lote é nivelado de forma geral e exposto ao vizinho, e visto desde as vias públicas ao sul e oeste. O acesso ao terreno é feito a partir da rua a leste.
Conceito
O conceito surge da combinação de dois materiais frequentemente encontrados próximos a esta localização: secções de tubos de concreto e folhas de metal. Os materiais se traduzem aqui como dois envoltórios separados da residência: uma estrutura metálica revestida de metal e vidro e as duas paredes de secções tubulares de concreto empilhadas que percorrem a fachada norte e sul da residência.
O primeiro envoltório compreende a estrutura portante de vigas metálicas e colunas que se apoiam sobre uma base de laje de concreto. A cobertura é formada por chapa ondulada, e as paredes externas são formadas por envidraçamento duplo e serralheria de alumínio, fixa e móvel. O envoltório de vidro contém o interior da casa, proporcionando vistas sem obstáculos no exterior. Limpa, mínima e tecnologicamente avançada, cria um forte contraste com o segundo envelope.
O segundo envoltório de tubulação de concreto é pesado, terroso, de baixa tecnologia. Proporciona proteção adicional do meio ambiente, especificamente o sol e o ar, e filtra as vistas a partir da casa. As paredes de tubulação são os elementos que encerram a privacidade da residência.
Projeto e Disposição
A disposição dos espaços é linear ao longo do eixo leste-oeste. A área de estar de planta aberta a leste, proporcionando uma área de refeição, cozinha e estar. Três dormitórios e um estúdio foram colocados ao longo de um corredor-galeria que se estende ao longo da casa. Enormes portas de vidro se abrem para a varanda coberta que sai para o sul. A varanda está dispersa com bolsos de jardim, contendo pequenas árvores e plantas perfumadas. Ao norte há um corpo d'água que envolve a casa. As mesmas grandes portas de correr abrem-se diretamente ao corredor, que tem água fixa ao ambiente da paisagem sonora e influencia na luz, refletindo-a para o interior do espaço.
Descrição do produto. O interior se beneficia de um alto grau de isolamento térmico graças ao sistema Envelop. No inverno, a fachada sul desfruta de ganhos solares passivos. Um toldo por cima de um vidro proporciona sombra no verão e evita o superaquecimento, enquanto que as paredes de tubulação de concreto protegem dos fortes ventos.
O sistema Envelop 3D utilizado é um sistema integrado com módulos para diferentes funções: paredes exteriores fixas, janelas de correr e fixas, porta de entrada, todas elas fornecidas pelo sistema. Ele é instalado em uma única faixa contínua, com 76 metros de comprimento, sem a necessidade de enquadramentos extra.
As paredes contêm isolamento térmico de poliestireno e fibra de vidro, e estão seladas externamente com vidro branco. A superfície interna é uma camada dupla de gesso.
As portas de correr foram projetadas para serem bloqueadas em uma posição aberta, suficientemente pequena para ser segura, ao mesmo tempo que permite ventilação natural a todos os espaços.