-
Arquitetos: dDM+ Ateliê de Arquitetura; dDM+ Ateliê de Arquitetura
- Área: 0 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcos Tadeu Pretto
-
Fabricantes: Aquarela, Elementu´s, Elevato Pelotas, Esquadrias Prata, Franz, Idélli Ambientes Pelotas, Lunata, Peres, Techydro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada fora do centro da cidade de Pelotas, o projeto da clínica embalou um novo conceito de atendimento multi disciplinar na região. A concepção foi baseada na elaboração de um centro integrado entre médicos parceiros gerando uma completa e ágil prestação de serviços na área da saúde.
A proposta do centro integrado surgiu quando dois médicos pelotenses reuniram seus consultórios em um mesmo prédio. A decisão tinha com objetivo agilizar o atendimento dos pacientes e oferecer a cidade um local completo com prestação de serviços em saúde nas suas áreas de atuação.
A OtoPlena oferece um ambiente amplo e agradável distribuídos em uma área aproximada de 350m². No interior do prédio, o primeiro piso volta-se inteiramente para a área de otorrino, com ala de espera principal, sala de espera interna, consultórios individuais e duas salas para exames nas quais atuam outros profissionais em conjunto. O elevador encaminha os pacientes para o andar superior, onde se encontra mais uma sala de espera e quatro consultórios. A reunião de diferentes profissionais no mesmo centro possibilita que o paciente consiga realizar todos os procedimentos que precisa em um mesmo local.
Com o objetivo de romper com a monotonia dos projetos tradicionais, foram utilizados materiais com acabamento rústico em contraste com materiais de alto padrão, visando acompanhar a nova identidade da clínica e atender os requisitos de fácil manutenção da clínica. O uso do concreto aparente, pedra e madeira conferem o toque rústico do projeto, que entra em contraste com materiais contemporâneos como o revestimento de fachada em alumínio composto e o vidro acidato, que confere iluminação indireta ao ambiente interno ao mesmo tempo em que oferece privacidade.
Sendo assim, a proposta arquitetônica segue os princípios minimalistas que compõe a identidade da dDM, priorizando a funcionalidade da clínica, criando espaços integrados de fácil acessibilidade e de considerável conforto intercalando materiais com acabamento contrastantes e visando a criação de uma atmosfera de trabalho confortável tanto para os pacientes quanto para os funcionários