- Ano: 2016
-
Fotografias:Julien Lanoo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma série de edifício e pavilhões formam parte de um novo espaço público verde de 113 hectares ao longo do rio Sena, em Carrière-Sous-Poissy, na estação final da linha A e próximo da famosa Villa Savoye de Le Corbusier. O parque desenhado por Agence TER será um escaparate ecológico para os residentes locais e um destino de ócio para as pessoas que vivem em Paris e seus arredores.
O terreno do projeto é excepcional. Ao longo da margem do rio Sena. A presença de barcas, cabanas de pesca e casas flutuantes, que habitaram o lugar até agora, foi uma grande inspiração. Ao longo da outra margem há um conjunto de habitações suburbanas separadas. O projeto surge de um processo de hibridação entre estes modelos existentes de habitar.
Em outras infraestruturas públicas como um centro de visitantes, um restaurante e um observatório, a encomenda do concurso incluiu a construção de um museu para expor uma grande coleção de insetos, tanto vivos como conservados. Para isso, o museu pediu áreas públicas tal como espaços de exposição, uma sala de eventos e zona de acolhimento, assim como uma série de áreas não acessíveis ao público como escritórios, armazenamento e espaços designados para criar diferentes tipos de insetos.
Com exceção do observatório, que é uma construção de aço, a coleção de pavilhões e pequenos elementos é baseada num sistema modular de madeira, repetindo e combinando diferentes estruturas. Esta abordagem permitiu a criação de construções interessantes e inusuais, uma ampla gama de possíveis variações com um número muito limitado de elementos. Ao mesmo tempo, o método de construção, de preço relativamente baixo, permitiu a integração de conhecimentos de construção e empresas locais.