-
Arquitetos: Desenho Brasileiro
- Área: 610 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Cozendei, Itanhangá Revestimentos, VH pedras
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no Itanhangá, um bairro residencial no início da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O lote, que nunca havia sido construído, fica dentro da densa Floresta da Tijuca, cercado por vegetação nativa e topografia marcante.
O conceito do projeto era implantar a casa com suas maiores aberturas na direção longitudinal do lote, diretamente para o verde da floresta atrás e com a vista do vale a frente e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade para os vizinhos ao máximo . O cobertura verde faz a ligação com a mata e amplia os panoramas, como um mirante.
Devido à topografia íngreme, era necessário fazer um planalto para ter o piso térreo da casa e a área ao ar livre no mesmo nível, permitindo a máxima integração. Os quartos privados estão todos localizados no segundo andar.
Os materiais escolhidos resultam de uma mistura entre concreto aparente para as estruturas, madeira para a fachada, combinado com paredes pintadas de branco e armações metálicas escuras para as janelas e portas. O objetivo principal era enfatizar a natureza. Não era desejável que a arquitetura pudesse ofuscar o ambiente. Do exterior ao interior, o objeto mistura-se com as texturas do ambiente natural e, de dentro para fora, as grandes portas e janelas contínuas maximizam a exposição à paisagem única.