![Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro - Imagem 1 de 41](https://images.adsttc.com/media/images/58ef/9229/e58e/ce9d/7d00/0317/newsletter/feature_image.jpg?1492095519)
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Arquitetos: Desenho Brasileiro
- Área: 610 m²
- Ano: 2015
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Fabricantes: Cozendei, Itanhangá Revestimentos, VH pedras
![Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro - Imagem 22 de 41](https://images.adsttc.com/media/images/58ef/8cb1/e58e/ce9d/7d00/02db/newsletter/1600615_CASA_ITANHANGA-11.jpg?1492094120)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no Itanhangá, um bairro residencial no início da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O lote, que nunca havia sido construído, fica dentro da densa Floresta da Tijuca, cercado por vegetação nativa e topografia marcante.
![Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro - Imagem 26 de 41](https://images.adsttc.com/media/images/58ef/8c3d/e58e/ce9d/7d00/02da/newsletter/1600615_CASA_ITANHANGA-02.jpg?1492094004)
O conceito do projeto era implantar a casa com suas maiores aberturas na direção longitudinal do lote, diretamente para o verde da floresta atrás e com a vista do vale a frente e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade para os vizinhos ao máximo . O cobertura verde faz a ligação com a mata e amplia os panoramas, como um mirante.
![Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro - Imagem 17 de 41](https://images.adsttc.com/media/images/58ef/8d2d/e58e/ce58/3b00/0241/newsletter/1600615_CASA_ITANHANGA-25.jpg?1492094242)
Devido à topografia íngreme, era necessário fazer um planalto para ter o piso térreo da casa e a área ao ar livre no mesmo nível, permitindo a máxima integração. Os quartos privados estão todos localizados no segundo andar.
![Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro - Imagem 35 de 41](https://images.adsttc.com/media/images/58ef/91f7/e58e/ce58/3b00/0256/newsletter/04_PLANTA_BAIXA_n%C3%ADvel_quartos.jpg?1492095472)
Os materiais escolhidos resultam de uma mistura entre concreto aparente para as estruturas, madeira para a fachada, combinado com paredes pintadas de branco e armações metálicas escuras para as janelas e portas. O objetivo principal era enfatizar a natureza. Não era desejável que a arquitetura pudesse ofuscar o ambiente. Do exterior ao interior, o objeto mistura-se com as texturas do ambiente natural e, de dentro para fora, as grandes portas e janelas contínuas maximizam a exposição à paisagem única.
![Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro - Imagem 41 de 41](https://images.adsttc.com/media/images/58ef/925f/e58e/ce58/3b00/0259/newsletter/06_CORTE_A.jpg?1492095576)
![Casa no Itanhangá / Desenho Brasileiro - Imagem 14 de 41](https://images.adsttc.com/media/images/58ef/8c03/e58e/ce58/3b00/023a/medium_jpg/1600615_CASA_ITANHANGA-04.jpg?1492093952)