- Área: 0 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Mathieu Ducros
-
Fabricantes: Kawneer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do internato é uma continuação da Escola de Ensino Médio Philippe Lamour, portanto seu desenho leva em consideração a organização lógica das instalações existentes e mantém a consistência e a harmonia global. A área onde o edifício se situa coloca o projeto como figura de destaque desta grande ilha, numa posição estratégica e simbólica: as instalações desempenham um papel especial pois atuam como ligação entre o exterior e o interior. Compartilhada por várias escolas de Nimes e fisicamente ligada à Escola Philippe Lamour, o seu caráter de acolhimento, sociabilidade e referência foi enfatizado. A localização específica do internato reflete essa ligação entre o espaço público e a área escolar.
Em relação ao espaço público, o projeto leva em consideração o perfil existente da escola e, particularmente, o espaço do pátio e a grande cobertura que o protege. Permite também complementar e fortalecer a perspectiva com o declive acentuado em direção à fachada da escola com vista para a avenida Allende, estruturando o espaço vago do estacionamento, onde os atuais bicicletários não são grandes o suficiente para isto.
O projeto consiste em um volume do pavimento térreo que se estende longitudinalmente seguindo a margem sul da propriedade: ao garantir a base de construção, este volume reflete tanto o caráter de proteção quanto de resistência devido ao seu aspecto de bloco de concreto bruto. Os três andares são ligados a partir de um volume flexível, iluminado por um painel de parede perfurado. Ele se inclina e se move em relação à rua, resultando em uma verdadeira chamada para a entrada principal do colégio.
Esta curvatura permite controlar a privacidade: o edifício se afasta sutilmente das moradias existentes a leste do terreno para se abrir às visuais e se beneficiar da área verde e da luz do sudoeste ao mesmo tempo que oferece uma proteção em relação ao internato. Esta orientação dos ambientes para o norte também permite uma melhor orientação das unidades de alojamento e protege-as da entrada geral da escola.
Em relação à escola de ensino médio, o projeto situa-se na sequência dos edifícios de ensino: ele respeita seus tamanhos globais e se utiliza perfeitamente da equidistância e do ritmo que os conecta. A área entre o internato e o primeiro prédio da escola permite redefinir totalmente o espaço de circulação atualmente ocupado pelos bicicletários, convertendo-ao em uma área ajardinada semelhante à que existe no centro da escola. Os caminhos para pedestres perpetuam a ligação entre as diversas entidades pedagógicas, chegando até as instalações desportivas.
A partir do portão do pátio da escola, o acesso de pedestres ao internato leva a um pátio generoso, protegido das intempéries por parte do volume sobre pilares: esta proteção abre ainda mais a fachada da entrada,mostrando claramente o seu acesso. O hall de entrada se beneficia de uma abundante permeabilidade e entrada de luz, complementada por uma fachada bem aberta para a área ajardinada dentro da escola. Esta zona de transição tem uma boa orientação para o sul e uma área preservada com bambus, que o protege do vento e oferece privacidade.
As áreas comuns também se beneficiam das vistas e recebem bastante luz natural devido à disposição das aberturas, mais moderada na interface da rua, e mais generosa na porção interna. O lounge de TV possui um caráter mais "aconchegante" e é generosamente aberto para a área verde de transição no sul com vista para um grande terraço.
O acesso ao piso superior leva a uma área de circulação de mesmo padrão, em que as áreas compartilhadas apresentam grandes janelas, permitindo que a entrada de luz natural seja abundante.
As passagens de pedestres para os quartos são abertas em suas extremidades, com aberturas em madeira e vidro que servem como saída para as escadas de emergência. A luz natural proveniente do leste e do oeste nestas passagens reduzem o efeito do corredor.
Os quartos se beneficiam da luz natural graças a uma parede com uma janela de vidro central de tamanho razoável. O revestimento Corian da fachada foi utilizado para dar privacidade e proteger do sol forte. As perfurações desta pele, dispostas de acordo com as orientações, originam uma agradável e suave iluminação.
Os quartos são racionais, mas sua ambiência é suavizada com mobiliário contemporâneo simples, adaptado e personalizável. Apenas os quartos adaptados dispõem de banheiros também adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, e apresentam uma grande área em frente às pias e ao chuveiro.